Diretores da rede estadual de Mato Grosso do Sul tomam posse

02.12.2011

A secretária de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, comandou nesta quinta-feira a sessão solene de posse dos eleitos para a diretoria das unidades escolares da rede estadual de ensino – triênio 2012/2014, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.





Nesse novo mandato, de 2012 a 2014, os diretores e adjuntos farão parte de uma nova etapa da educação sul-mato-grossense: uma iniciativa que pretende envolver a escola, a sociedade e a família. “O diretor tem que se envolver mais com a comunidade e com a família. O novo slogan é uma conclamação que estamos fazendo para a sociedade em geral: imprensa, iniciativa privada, igreja, poder executivo, judiciário e legislativo porque nós somos responsáveis, todos nós temos que nos envolver com a educação e assumir esse compromisso de todas as mentes e todas as mãos juntas em prol de um único objetivo: todos educando para o sucesso”,  ressaltou a secretária.


Para o governador André Puccinelli, os diretores das escolas enfrentam muitos desafios: “Sabemos o quão duro é o exercício de direção escolar. Ainda temos muito que fazer e unidos – governo do estado, professores e famílias dos alunos – chegaremos a uma gestão com ainda mais qualidade. Em Mato Grosso do Sul, temos a educação como prioridade”.




A diretora do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Profª. Ignês de Lamônica Guimarães, Wanda Rodrigues Serjo, acredita que a educação de Mato Grosso do Sul já avançou muito. “Com o apoio do governador André e da equipe liderada pela Professora Nilene, nós tivemos muitas melhorias nas escolas como reformas e construções e o recebimento dos kits escolares”, disse.


Cada uma das 362 unidades escolares da rede estadual possui um diretor. Nas escolas que funcionam nos três períodos e possuem mais de 900 estudantes matriculados e frequentes há também um adjunto. Estes dois profissionais são responsáveis pela articulação do processo educacional, pelo gerenciamento da rotina de procedimentos e instrumentos de gestão pedagógica, administrativa e financeira.


Diretor da Escola Estadual de Período Integral Amélio de Carvalho Baís, Paulo Antonio Castaldeli, para ser um bom gestor é preciso mais do que conhecimento: “Temos que saber conduzir um processo de gestão, envolver a comunidade e incorporar os conceitos de democracia, é um trabalho que exige habilidade”.


Para Maria Margarida de Matos, professora da Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi, de Aparecida do Taboado, chegou a hora de uma nova experiência. Ela, que há 23 anos leciona língua portuguesa, assume agora seu primeiro mandato como diretora da unidade que atende 1.170 estudantes no ensino fundamental, ensino médio, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e inclusão. “Eu conheço bem a realidade da escola e acredito que posso contribuir nesse novo momento e espero ser uma diretora querida pelos alunos”, comentou.


Já Wilson da Rocha Rodrigues está assumindo o terceiro mandato na Escola Estadual de Educação Profissional Profª. Maria de Lourdes Widal Roma, da Vila Moreninha III, Campo Grande, “a responsabilidade é ainda maior porque os estudantes levam para o mercado de trabalho o que aprendem na nossa escola, o bom desempenho deles depende do que aprenderam”. A escola hoje oferece os cursos técnicos em Vendas, Recursos Humanos e Normal Médio. A partir de 2012 também estarão disponíveis os cursos técnicos em Serviços Públicos, Transações Imobiliárias e Administração.


Eleição


A Secretaria de Estado de Educação (SED) conta hoje com banco de dados com 1.436 aptos a participarem do processo eletivo para os cargos de diretor e adjunto. A escolha destes profissionais é efetivada por meio de eleição, realizada a cada três anos, permitida reeleição conforme previsto no artigo 6º, do Decreto nº 12.500, de 24 de janeiro de 2008. O processo de eleição é precedido por seleção interna nas escolas, capacitação com uma carga horária de 40 horas com exigência de 100% de frequência e avaliação de competências básicas.


Para as eleições deste ano, que aconteceram em 6 de outubro, concorreram servidores da educação básica do quadro permanente da SED, com formação superior na área da educação e que tenham cumprido estágio probatório.


A secretaria capacitou os candidatos ao cargo de gestor escolar com os temas pertinentes ao trabalho do dirigente escolar como gestão de pessoas, desenvolvimento do Plano Político Pedagógico, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), recursos estratégicos e Regimento Interno Escolar.


Texto: Emilia Sbrocco Dorsa

Fotos: Fabio Baptista

Ascom/SED/MS