Helen Fisk fica no estado até a próxima semana, para conhecer algumas das políticas educacionais realizadas no Paraná. No roteiro, estão visitas a colégios estaduais de Curitiba e Região Metropolitana. Helen Fisk é diretora da Escola Global Academy, na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota. A instituição de ensino atende 400 estudantes, sendo que 70% deles são imigrantes.
O chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Cilos Roberto Vargas, representando o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, recepcionou a diretora na terça-feira, 2/8. A visita é resultado do Programa Brasil – Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares, em parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Embaixada Americana. A iniciativa faz parte das atividades do Prêmio Gestão Escolar.
O encontro foi uma oportunidade de trocar experiências sobre a educação nos dois países. “O contexto americano é diferente do brasileiro, mas o Brasil está caminhando para um ensino de qualidade. Podemos não ter os mesmos recursos, mas temos uma grande força de vontade”, afirmou o chefe de gabinete durante o encontro com a diretora.
A diretora americana também espera aprender com a educação brasileira. “Nós aprendemos muito com essa troca. Os educadores dos Estados Unidos e do Brasil têm ótimas idéias para melhorar a educação”, mencionou Helen. Para a diretora, os professores brasileiros se destacam devido à preocupação com a educação ambiental.
Durante a reunião foram discutidas, além da educação ambiental, a educação no campo e a educação profissional. Depois, a diretora conheceu os departamentos da Seed.
Acesse o site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
05/08/2011