Diretora mãezona cria vínculo afetivo com alunos e comunidade de Planalto Serrano

Secretaria de Estado da Educação do ES

09.05.2019

Em meio a 1.200 alunos, com habilidade de mãe, a diretora da Escola Estadual João Antunes das Dores, em Planalto Serrano, Adriana Ferraz Uliana, conhece individualmente cada um. Ouvir, aconselhar e gerar confiança e respeito se tornaram características marcantes e que a tornaram uma figura materna especial na unidade de ensino, também na comunidade.

“Minha filosofia sempre foi: o melhor que eu quero para meu filho, também quero para os nossos alunos. No dia a dia da escola, meu trabalho é feito, também, pelo extinto materno. Sei corrigir, dar amor e compreensão e creio que isso cativou a todos. Coloco regras na escola, mas, também, coloco muito amor e transmito isso com sensibilidade por meio de um abraço, por exemplo, quando vejo que algum aluno não consegue se concentrar nas atividades. O abraço leva carinho e ajuda no desenvolvimento escolar deles”, disse.

E esse amor de mãe envolve a todos, inclusive, os pais dos alunos. “Os pais conversam muito comigo, criamos, reciprocamente, a confiança um no outro. Eles sabem que almejo o melhor para os filhos deles, assim como quero para o meu filho e que amo a minha profissão. Por isso, temos esse contato que reforça ainda mais o vínculo com os estudantes”, destacou.

O vínculo vai além dos muros da escola, a amizade e esse amor materno de Adriana também é levado para a comunidade. “Quando saio dos portões para fora da escola, converso e tenho esse carinho com quem mora no entorno da unidade de ensino. Gosto de ouvir as pessoas e isso faz com que eles confiem em mim, o que torna esse relacionamento ainda mais saudável e bonito”, afirmou Adriana Ferraz.

Texto: Geiza Ardiçon