O segundo dia de aula do semestre letivo do Colégio Estadual Genesco Ferreira de Bretas, localizado no Recanto do Bosque, na região Noroeste de Goiânia, foi diferente. A instituição de ensino recebeu a visita do diretor de uma escola pública rural na cidade de Panaca, do Estado de Nevada, nos Estados Unidos. C. Pete Peterson participa nesta semana do Programa Brasil Estados de Intercâmbio de Diretores Escolares.
A diretora reeleita do colégio, Elândia Martins de Moura, carinhosamente chamada pelos alunos de professora Índia, preparou um peixe ao molho para receber o convidado internacional. Durante o recreio, Pete também pode interagir com os alunos e até jogou uma partida de xadrez com um deles. Dos Estados Unidos, o gestor trouxe ainda um presente para os estudantes goianos: brinquedos pedagógicos que auxiliam no ensino de matemática.
O objetivo da visita é a troca de experiência e o contato entre culturas diferentes. E, de acordo com a superintendente de Programas Educacionais Especiais da Secretaria de Estado da Educação, Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, os alunos e professores receberam Pete de forma bastante calorosa. Além de apresentações musicais na hora do recreio, toda a comunidade escolar pode fazer questionamentos sobre a realidade do ensino nos Estados Unidos.
Diário de bordo
Nesta quarta-feira , 3/8, o diretor norte-americano segue para Pirenópolis, onde acompanha, pela manhã, a rotina do Colégio Estadual Comendador Christovam de Oliveira. Já no período vespertino, Pete Peterson fará um roteiro gastronômico cultural para conhecer as riquezas do município goiano.
De volta à Goiânia, na quinta-feira, 4/8, será a vez do Colégio Estadual Castelo Branco, no Setor Campinas, receber a visita do gestor norte-americano. Para esse dia, também está programada uma ida ao Memorial do Cerrado. Na sexta-feira, 5/8, será realizado um seminário com a participação de gestores de unidades escolares da capital, no auditório do Colégio Claretiano.
Saiba mais
O programa que trouxe o diretor norte-americano ao Brasil faz parte do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, conduzido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), em parceria com as secretarias estaduais.
O Programa Brasil Estados de Intercâmbio de Diretores Escolares tem entre seus objetivos promover uma ampla e continuada troca de experiências e busca de referências positivas de gestão escolar voltadas para a aprendizagem e formação dos estudantes. Além disso, visa estabelecer contatos e laços de amizade entre escolas dos Estados Unidos e do Brasil.
Texto: Edson Leite Júnior
Foto: Mônica Salvador
Ascom/Seduc/GO
03/08/2011