Tocantins
01.07.2024O diretor do Colégio Estadual Odolfo Soares, de Ponte Alta do Tocantins, Avelino Soares Barbosa, apresentou, na quinta-feira, 27, de forma remota, parte de sua pesquisa de mestrado, “Contribuições das fanfictions, quadrinhos e tirinhas para a avaliação do basquete na educação física escolar”, na Universidad de la República - Instituto Superior de Educação Física (UDELAR/ISEF), localizada em Montevideu, no Uruguai.
A pesquisa foi realizada durante um ano na unidade escolar, contribuindo para a produção de práticas avaliativas na disciplina de educação física. De forma interdisciplinar, o trabalho busca o diálogo com os jovens e a captação dos indícios de suas aprendizagens sobre o basquete, por meio de fanfictions, quadrinhos e tirinhas.
O diretor destaca que o trabalho potencializou sua formação, não apenas enquanto pesquisador e futuro mestre, mas também como docente. “Agora percebo que é preciso assumir os jovens como protagonistas de sua formação, trazer eles para o centro da pesquisa. Eles têm vontade, desejos, talentos que por vezes, passam despercebidos pela escola”.
“Foi um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de língua portuguesa e educação física, e nós fizemos um projeto onde os alunos, por meio de suas narrativas expressaram suas vontades e desejos. Foi um trabalho muito bom, que dá visibilidade às práticas avaliativas e ao estudante também, porque ele que foi o protagonista durante todo o processo”, concluiu.
Avelino Soares Barbosa é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins.