Diretor de escola da rede estadual do Paraná busca alunos de barco para exame do Saeb

Paraná

09.11.2021

Aramis Barbosa, diretor do Colégio Estadual Ilha Rasa, em Guaraqueçaba, buscou de barco os estudantes que fizeram a prova do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) nesta terça-feira (9). O colégio teve 100% de presença, aplicando o exame aos 23 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio.

“Este dia especial foi planejado com muita antecedência, considerando que os alunos do colégio pertencem a outras comunidades que dependem de embarcação”, conta Aramis. Ele explica que há estudantes que moram mais perto da escola, a 5 minutos de distância, como os que vivem em Mariana, e mais longe, como os que moram na comunidade de Medeiros, a 40 minutos de distância. A embarcação foi disponibilizada por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Guaraqueçaba e do Fundepar.

O diretor destaca que pretendia fortalecer, com os estudantes, a importância de estarem presentes nesse tipo de avaliação. “Tivemos muitos momentos de preparação com os alunos. Espero que a participação deles na avaliação traga bons indicadores da qualidade do processo ensino-aprendizagem do nosso colégio”, diz.

Além de buscar os estudantes, a escola também promoveu outras ações para incentivar a participação no Saeb, como um café-da-manhã especial e um momento de confraternização.