Direitos Humanos é tema de exposição em escola do Piauí

Projetos e Premiações

22.08.2019

Na manhã dessa quarta (21) os estudantes do segundo ano do ensino médio do CETI Zacarias de Góis  (Liceu Piauiense) realizaram estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), resultado da primeira etapa do Projeto Curta Liceu Direitos Humanos 2019. A exposição contém cartazes produzidos de maneira criativa pelas turmas participantes com os artigos da DUDH, formando assim um grande painel com a Declaração.

Com o objetivo de inserir a educação em direitos humanos na sala de aula, utilizando a linguagem audiovisual não apenas como uma  ferramenta pedagógica, mas possibilitando interpretá-la visando à criação de novas mensagens, informações e conhecimentos, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2013.

Para o estudante Matheus Victor, do 2º A, esse primeiro trabalho foi muito importante. "Passamos a conhecer melhor os direitos humanos e a DUDH. Nosso cartaz traz uma mensagem, além dos artigos apresentados. Mostramos através do papel envelhecido que a declaração não é nova, e as partes queimadas significam que muitos artigos não são respeitados", ressalta o aluno.

A primeira parte do Projeto serve como suporte teórico da ação. De acordo com o professor Leônidas Elva de Sá, os estudantes já estão desenvolvendo a segunda etapa, que consiste na criação de uma história de violação dos direitos humanos e produção de roteiros. "Esse ano os estudantes escolheram os seguintes temas para serem desenvolvidos em seus trabalhos: feminicídio, aborto, saúde mental, transexualismo e adoção de crianças por casais LGBTs", afirma.

A conclusão do Projeto está prevista para o mês de novembro. Os trabalhos produzidos pelos estudantes vão compor a Sétima Mostra de Curtas do Liceu Piauiense, que acontecerá no dia 20 de novembro, no Teatro 4 de setembro.