Pará
30.04.2024Mais duas escolas estaduais celebram os serviços realizados por meio do investimento do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), do Governo do Pará. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc), garante melhorias a partir de pequenas obras de construções, manutenções e até aquisição da merenda escolar nas 12 regiões de integração do Estado.
Uma das escolas que recebeu o recurso foi a unidade Professor Virgilio Libonati, localizada no bairro da Terra Firme, em Belém. O local recebeu um aporte geral de R$ 45.970,23 e realizou serviços como hidrossanitária, que está associado não somente ao conforto e bem-estar dos estudantes, mas também a sua higiene e saúde. Além de revisão, instalação e manutenção da fiação e distribuição da rede elétrica.
"O Prodep supriu a maioria das nossas necessidades, como deixar nossos banheiros mais adequados aos nossos alunos, bem como a reforma elétrica, que beneficiou todos os espaços de aprendizagem, principalmente as salas de aula, agarrados tanto os estudantes como a comunidade escolar. Só gratidão", celebra Auxiliadora Azevedo, diretora.
Outra escola que também conquistou autonomia com o recurso foi a unidade José Bonifácio, no bairro de Fátima, também na capital paraense. Com o valor de R$ 36.699,90 do recurso total, a gestão escolar regularizou o piso, a tela de proteção para a quadra de esporte, manutenção na rede elétrica, serviços de hidráulica, conservação e melhoria da estrutura física.
"O Programa está sendo fundamental para a Escola Estadual José Bonifácio, visto que nós estamos conseguindo resolver problemas estruturais com maior celeridade, autonomia, a exemplo da reforma na rede elétrica e hidráulica da escola. E, já estamos preparando o alicerce para a climatização, porque novos repasses serão realizados pelo Governo do Estado", disse Ana Silvia Gomes, diretora da escola.
Os serviços autorizados são considerados de baixa complexidade e não afetam a integridade estrutural dos edifícios.
Sobre o Programa - O Programa "Dinheiro na Escola Paraense" presta assistência financeira suplementar as unidades escolares da Educação Básica da rede estadual de ensino, a fim de promover melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica, com vistas a fortalecer a participação da comunidade e a autogestão escolar.
Para que as escolas recebam os recursos enviados pela Seduc é necessário que o Conselho Escolar esteja formalmente regularizado, com as prestações de contas em dia. Após a regularização do Conselho Escolar, o representante deve assinar o termo de adesão.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc