Piaui
07.08.2023Comemorado no dia 6 de agosto, o Dia Nacional dos Profissionais da Educação é uma data que marca a valorização e reconhecimento dos trabalhadores que se entregam diariamente para proporcionar educação e a formação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A data homenageia os profissionais que se doam, se reinventam e se adaptam para garantir uma educação de qualidade a cada geração.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ao longo dos anos, vem realizando diversas ações, programas, formações, homenagens e bonificações como forma de valorizar cada vez mais os seus profissionais de educação e incentivar a boa qualidade de trabalho no processo educacional.
O Governo do Piauí, por meio da Seduc, finalizou neste mês de agosto o pagamento do rateio da segunda parcela do precatório do Fundef. Ao todo, mais de 190 milhões de reais de pagamento de Fundef foram realizados. Em 2024 será pago o rateio da terceira e última parcela do precatório, decisão judicial que poucos estados brasileiros conseguiram êxito, sendo o Piauí o primeiro a obter essa vitória judicial.
Também este ano foi concluído o pagamento da primeira parcela da Bonificação Quadrimestral do Fundeb a 24.169 Profissionais da Educação.
A quantia destinada foi de mais de 16 milhões de reais. Além disso, mais de R$ 149 milhões foram pagos, no fim do ano, para mais de 24 mil trabalhadores em educação do Piauí com direito ao abono Fundeb referente ao ano de 2022.
Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação, comemorou o pagamento. “O pagamento regular e antecipado do rateio do precatório do Fundef e a ação, inédita na Educação do Estado, de pagar aos profissionais da Educação a bonificação do Fundeb representam o compromisso do Governador Rafael Fonteles e da nossa gestão com a valorização dos profissionais da Educação. Só nesses últimos meses já foram pagos mais de 190 milhões de reais de Fundef e mais de 200 milhões a título de Fundeb. É o Governo do Estado do Piauí e a Secretaria da Educação trabalhando juntos pela valorização dos nossos profissionais, em prol de uma educação de qualidade”, disse o gestor.
QUALIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO
Uma das formas de garantir a constante preparação dos profissionais de educação são as capacitações, que visam fortalecem o processo de formação dos professores e demais profissionais. Nesse sentido foi criado o programa Mais Formação.
A proposta contempla o Eixo 4 do Planejamento Estratégico da Seduc, o qual se refere à Seleção, Formação e Valorização da Equipe Docente, Gestores e Servidores da Rede, por meio de ações de formação continuada e oferta de cursos de capacitação e atualização profissional. Para isso, foi criada a Unidade de Currículo, Avaliação e Formação, que trabalhará para garantir que os professores estejam cada vez mais preparados, dentro e fora da sala de aula. Com o apoio de algumas entidades será aprimorada a política de formação continuada do corpo docente, consolidando a profissionalização dos professores que são agentes fundamentais para desenvolver a educação do Piauí.
Nas Gerências Regionais de Educação (GREs) também são realizados momentos de formações com a abordagem de vários temas que contemplam as atividades da gerência, buscando capacitar as equipes técnica de profissionais para qualificar a rotina educacional.
Em visita aos espaços educacionais, o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o Secretário da Educação, Washington Bandeira, frequentemente têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais de Educação, com um contato mais próximo, valorizando e parabenizando pela atuação na educação e incentivando o fortalecimento das atividades.
Durante a cerimônia de celebração alusiva ao aniversário de 200 anos da batalha do Jenipapo, no dia 13 de março, em Campo Maior, o Governo do Estado homenageou profissionais da educação com a Ordem Estadual do Mérito Renascença. A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do governo do Piauí. Personalidades que contribuíram para a Educação piauiense estiveram entre os agraciados com a honraria.
No dia 25 de julho, a Seduc realizou o maior Encontro de Gestores Educacionais do Piauí, o evento “Gestão que Transforma”, reunindo mais de 1.000 Gestores Educacionais de toda a Rede Estadual, das 21 Gerências Regionais, 648 escolas e 224 municípios.
O objetivo do encontro foi alinhar o modelo de gestão baseado em dados e voltado à otimização dos resultados de aprendizagem dos estudantes, e dar a máxima eficiência aos projetos que compõem o grande Programa “Acelera Seduc”, além dos dois novos que foram lançados na ocasião, o “Mais Formação”, para capacitação de gestores e professores, e o Banco de Gestores, para seleção de Diretores conforme critérios técnicos. “Educação se faz no chão da escola, na sala de aula, por meio da liderança eficaz, engajada e vocacionada dos Gestores Escolares e Professores. Fechamos com chave de ouro a primeira fase da nossa gestão”, afirmou Washington Bandeira.
Ao longo do evento, o secretário e os superintendentes da Seduc conduziram os “Painéis de boas práticas de gestão” que tiveram como objetivo dividir experiências e práticas que fizeram a diferença na aprendizagem dos estudantes da Rede Pública de ensino. “A partir desses exemplos, traçaremos as diretrizes do que esperamos dos gestores das escolas da nossa Rede e que ações podem ser adotadas para que tenhamos uma aprendizagem de excelência”, acrescenta Washington Bandeira.
Para o retorno das aulas, a cada semestre são realizadas capacitações para manipuladores de alimentos nas escolas para garantir uma adequada e segura manipulação dos alimentos, atrelada à higienização necessária e conhecimentos básicos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Dentre os conteúdos abordados nos treinamentos, estão: os objetivos do PNAE, a importância dos manipuladores de alimentos para a alimentação escolar, conceito de boas práticas de manipulação, tipos de contaminação de alimentos, doenças transmitidas pelos alimentos, a saúde e cuidados pessoais dos manipuladores, higiene do ambiente, utensílios e equipamentos, recebimento, armazenamento e higiene dos alimentos, o segredo para o autocuidado em uma rotina corrida. No fim do treinamento os manipuladores de alimentos foram contemplados com um certificado de formação.
Entre as ações de fortalecimento da segurança da comunidade escolar, a Seduc também reuniu os agentes de portaria das escolas para formação sobre protocolo de segurança para as escolas da rede. Os profissionais receberam orientações de psicólogos da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE/Seduc), de policiais da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) e de socorristas do SAMU acerca das situações de riscos e vulnerabilidades enfrentados por crianças e adolescentes e como podem garantir a segurança no espaço escolar.
É uma missão e um compromisso, meu e do governador Rafael Fonteles, garantir que a educação do Piauí cresça de forma acelerada para que possamos colocar o Estado entre os primeiros quando falamos em níveis educacionais. Neste Dia Nacional dos Profissionais da Educação parabenizamos todos os profissionais da Rede Estadual do Piauí. O Governo do Piauí valoriza o trabalho e sabe do papel determinante que estes profissionais têm para os avanços que nós queremos na qualidade educacional do nosso estado", finaliza o secretário da Educação, Washington Bandeira.