Sergipe
28.02.2020No Dia Nacional do Livro Didático, comemorado anualmente em 27 de fevereiro, o Colégio Estadual Governador Augusto Franco, localizado no bairro Santos Dumont, em Aracaju, escolheu a data para realizar a entrega dos livros aos mais de mil alunos que estudam na unidade.
A entrega foi feita pelos gestores do colégio às mães e pais dos estudantes, como uma forma de chamá-los à atenção sobre a conservação e a importância de cada um dos livros para o desenvolvimento do conhecimento desses jovens. O diretor Roque Hudson alertou os responsáveis sobre o preço equivalente de aproximadamente R$ 180,00 pagos indiretamente por meio de impostos. "Eles não pagam os livros de imediato, mas os impostos são cobrados. Somos nós que pagamos esses livros, e os pais precisam ter essa consciência", disse.
A coordenadora Lenildes Menezes lembra que ao receber os novos livros, os estudantes tornam-se responsáveis por mantê-los em bom estado para que outras crianças e adolescentes possam utilizá-los futuramente. Para tal, Lenildes informa que o projeto de conservação foi concebido pelos gestores e professores durante o planejamento anual, e após a entrega dos livros, a unidade vai iniciar um trabalho de sensibilização quanto ao material didático por todo o ano letivo. "Em sala de aula, cada professor vai falar sobre todo o percurso do livro que vai funcionar para o aluno deste ano letivo e posteriormente dos demais", comentou, enfatizando que o livro é um instrumento fundamental para a aprendizagem.
Com um período de vigência de quatro anos, o livro que hoje vai ficar sob a responsabilidade do filho de Elisângela dos Santos, do 6º ano, poderá ser o mesmo a ser utilizado pela filha que está no 5º ano. Segundo Elisângela, aprender sobre como cuidar e por que cuidar é que a fez estar no colégio para receber o material. Ela conta que assim como aprendeu com a mãe a importância do zelo pelos livros que usava no colégio, ela vai ensinar aos filhos. "É preciso ter responsabilidade com o material escolar porque vai servir para outros alunos. Serve de um para o outro, e é por isso que é importante o cuidado".
O aluno Alisson Alexandre, do 6º ano, cuida muito bem dos livros, principalmente da disciplina de que ele mais gosta, matemática. O aluno só leva para o colégio os livros que serão usados naquele dia, deixando os demais guardados em casa para não sofrer nenhum dano porque conheceu desde cedo o que significa o material didático. "Sem os livros a gente não tinha como estudar", concluiu.