Dia Nacional do Atleta Paralímpico é comemorado em Porto Nacional com a participação de atletas em diversas modalidades esportivas

Tocantins

20.05.2023

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, promoveu na manhã deste sábado, 20, no Complexo Esportivo do Instituto Federal de Educação (IFTO) de Porto Nacional, que é uma das instituições parceiras, o Festival Paralímpico Loterias Caixa. É um dos eventos de maior expressão no Brasil, e o único da América Latina para crianças e adolescentes com deficiência.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa tem por objetivos proporcionar a crianças e jovens, com idade entre 8 e 17 anos, a experiência para vivenciarem modalidades paralímpicas de forma lúdica, e ainda propiciar a inclusão social, por meio do esporte, além de divulgar o Movimento Paralímpico.

Cerca de 150 atletas com deficiência e seus acompanhantes participaram do evento, que contou com a participação de voluntários como acadêmicos e professores de educação física. Esses profissionais conduziram as atividades esportivas dentro do circuito, considerando os seus aspectos de ludicidade.

Entre as modalidades praticadas, destacam-se a bocha paralímpica, tênis de mesa, parabadminton e atletismo, esportes trabalhados em uma programação desenvolvida em três etapas como a acolhida no auditório do IFTO, o início das atividades e o encerramento, que ocorreu no complexo esportivo. 

Os atletas vivenciaram as experiências, com a metodologia, sendo divididos em quatro grupos, independentemente da deficiência, para a participação nas atividades lúdicas realizadas com a passagem dos participantes por quatro estações.

A diretora da Escola Estadual Alfredo Nasser, que é uma escola do campo, localizada no distrito de Pinheirópolis em Porto Nacional, Elenice Rezende Casimiro, ressalta a importância do evento. “Em um evento como este, percebe-se a importância da inclusão. Isso mostra que todos podem participar dos jogos, promovendo uma socialização entre eles”, destacou a diretora Elenice.

A atleta Ana Karolina Barbosa Pires, aluna da Escola Alfredo Nasser, também comentou de sua satisfação em participar do evento. “Quero que aconteça mais jogos como esses. Eu curto muito isso tudo”, pontuou a atleta.

A aluna Clara Lopes de Abreu, da Apae de Porto Nacional, estava bem empolgada com as atividades. Ela conta sobre a beleza que é o evento. “As atividades são muito bonitas. Quero participar mais vezes. Entre as atividades, eu gostei mais do arremesso de peso”, afirmou.

O professor de Educação Física, Joatan Gomes Duarte, da Escola Especial Mãe Eulina Braga (Apae) de Porto Nacional, comenta que o evento contribui para que os participantes se preparem para novos desafios do mesmo sentido. “Eles vivenciam a iniciação esportiva, o que vai ajudar na participação em outras etapas, no que se refere a utilização de técnicas adequadas às modalidades”, ponderou. 

Outro professor que trabalhou no evento foi Hamilton Alves Costa, de Educação Física, da Apae de Araguaína. Para ele, o evento traz o esporte paralímpico como mais uma forma de envolver as pessoas com deficiência. “É uma oportunidade para apresentar o esporte paralímpico para as crianças e adolescentes. Inserir esse público nas diversas modalidades esportivas representa oportunidade de socialização, além de desenvolver o lado social, cognitivo e motor”, destacou o professo Hamilton.

A diretora Regional de Educação de Porto Nacional, Araíldes Pinto de Almeida, comenta sobre a importância da inclusão por meio do esporte. “Esse evento veio para contribuir com a inclusão social, com uma socialização que vai além de competição, desenvolve o senso de solidariedade entre todos os participantes”, finalizou.

Outras edições do Festival Paralímpico Loterias Caixa ocorreram nos anos de 2018, 2019 e 2021, na cidade de Palmas; no ano de 2022, no município de Araguaína, e neste ano de 2023, em Porto Nacional.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins