Dia Nacional da Leitura mobiliza Roraima

10.10.2011

 

A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos de Roraima lançou nesta segunda-feira, 10/10, a Semana da Leitura e a 1ª Campanha de Doação de Livros. O evento marca as comemorações do Dia Nacional da Leitura, celebrado em, 12/10. Este ano, a campanha tem como lema “Todo dia é dia de ler”. As atividades são desenvolvidas em todo o Brasil. Em Roraima, a coordenação é feita pelo Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais, por meio do Programa Caminhada Literária.

 

 

Durante toda esta semana, haverá programação cultural completa, com narração de histórias, palestra sobre leitura, gincana de arrecadação de livros, mutirão para melhorar o ambiente da sala de leitura, varal de leitura nos corredores das escolas e distribuição de folhetos de incentivo à leitura. Nesta terça-feira, 11/10, será realizada a blitz educativa “Todo dia é dia de ler”, a partir das 9h, na Avenida Ene Garcez, uma das mais principais da capital, Boa Vista.

 

Campanha


Os pontos de coleta de 1ª Campanha de Doação de Livros serão na sede da secretaria e nas escolas estaduais Princesa Isabel, São Vicente, Dom José Nepote, Idarlene Severino da Silva e Vitória Mota Cruz, todas em Boa Vista. Poderão ser doados livros de literatura infantil, romances, gibis, poesias e contos. Posteriormente, os exemplares arrecadados serão distribuídos para instituições de ensino da capital e do interior de Roraima.

 

 

“A criança que recebe leitura desde cedo vai ler e escrever melhor. Em plena era digital é comum vermos as crianças se afastarem dos livros, e esse tipo de situação deve ser evitada em parceria entre a escola e a família”, avalia a coordenadora do Programa Caminhada Literária, Dacilene Braz.

 

As demais escolas estaduais também irão realizar programação diferenciada durante a semana para comemorar a data.  As atividades irão desde a confecção de cartazes, exposição de poesias, gincanas literárias e apresentações musicais, até roda de leitura com pais e avós e contação de histórias.

 

Caminhada Literária

 

O programa tem por objetivo formar professores das bibliotecas escolares como mediadores de leitura dinâmicos, comprometidos e responsáveis, aprimorando a criatividade e a comunicação na forma de contar histórias, além de trabalhar a habilidade de leitura e interpretação de textos dos estudantes.

 

Ao longo do ano são realizadas diversas oficinas de jogos teatrais e jornal de materiais alternativos, entre outras atividades.

 

Dia Nacional da Leitura


 

A data foi instituída pela Presidência da República em 2009, após três anos de mobilização liderada pelo Instituto Ecofuturo A campanha deste ano pretende atingir milhares de pessoas, a partir de uma rede inicial de 40 parceiros, entre eles, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A idéia é mostrar que o gosto pela leitura nasce no colo dos pais e se expande por toda a vida.

 

Saiba mais:

 

Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos de Roraima

 

Instituto Ecofuturo

 

Dia Nacional da Leitura

 

Ascom/SECD-RR

11/10/2011