Dia Mundial de Luta Contra a Aids

29.11.2011

Escolas públicas estaduais e municipais de todo o país promovem este mês atividades relacionadas à prevenção ao HIV/Aids.  As ações fazem parte da mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º/12.


Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Educação (SED) firmou parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande para trabalhar o Programa Saúde na Escola (PSE) nas instituições de ensino. Inicialmente, o programa atenderá sete escolas da capital, mas a meta da SED é expandir para as unidades do interior.





O objetivo do PSE é oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público. Uma das ações desenvolvidas é o programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) que aborda, entre outros temas, educação para a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque à prevenção da Aids,  hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis.


Por meio do SPE, diretores, coordenadores e professores das escolas estaduais atendidas participaram em novembro de uma capacitação para trabalhar o tema a partir de 2012, por meio de jogos, dinâmicas, distribuição de kits e palestras. A ideia é que estes profissionais orientem os estudantes para que eles sejam multiplicadores das principais formas de prevenção contra a Aids e outras doenças, além da gravidez.


Na Paraíba, em continuidade às ações do Plano Estadual de Enfrentamento a Feminilização da Aids e ao Dia Mundial de Luta contra a doença, a Secretaria da Saúde elaborou uma programação especial, que já está sendo colocada em prática. Uma das ações foi o seminário de formação em DST/Aids e hepatites para 80 professores de escolas públicas municipais e estaduais de João Pessoa.


O evento foi uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Saúde. O principal objetivo foi buscar novos parceiros nas ações de educação e conscientização para o combate e prevenção ao HIV/Aids e às hepatites virais. Os professores foram estimulados a trabalharem a temática junto aos estudantes, principalmente em relação à prevenção.


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) também está chamando escolas do país inteiro para participar da Campanha do Laço. As instituições de ensino foram chamadas a confeccionar um laço gigante, que envolva a escola, no dia 1º/12.


A mobilização foi organizada por meio do projeto Educação Para Todos, EPT-Aids/Brasil, uma iniciativa da Internacional da Educação. O projeto pretende conscientizar os profissionais da educação para que se previnam da doença e também orientem os estudantes.  As ações são realizadas em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que desenvolve o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, para reduzir a infecção pelo HIV e a gravidez na adolescência.

Ascom/Consed
1º/12/2011