Conheça o papel da educação na vida de estudantes e professores da rede estadual

Santa Catarina

28.04.2023

O Dia Mundial da Educação é comemorado em 28 de abril. A celebração foi definida por 164 países, incluindo o Brasil, durante o Fórum Mundial de Educação, em 2000, para simbolizar o movimento global pela educação com compromissos firmados até 2030. Em Santa Catarina, a data é lembrada nas escolas catarinenses pelo papel fundamental da educação na vida dos estudantes e professores.

Com pais educadores, a professora Narjara Oliveira Reis, iniciou dando aula às crianças da vizinhança e brincando de escola dentro de casa. Atualmente, a professora de língua portuguesa, conta que a oportunidade de estudar e ter uma educação de qualidade ampliou seus horizontes e tornou-se uma ferramenta transformadora que ela leva aos estudantes. “A Educação tem um papel de afetar os estudantes, para que eles possam ir mais adiante. Através do afeto, eles confiam em si próprios e podem impactar cada vez mais pessoas ao seu redor”, conclui.

A estudante do terceiro ano do Instituto Estadual da Educação de Santa Catarina, Gislaine Fraga, conta que durante toda a trajetória em uma escola, as relações adquiridas ao longo dos anos mudam as pessoas para melhor, tanto na vida profissional quanto na pessoal. “São muitos anos desde o primeiro ano no fundamental até o terceiro ano no ensino médio, muitas relações com pessoas diferentes e esse contato faz da educação, um processo transformador, porque temos ensinamentos que vamos levar para sempre na nossa vida”.

Além da transformação, o papel da educação é de acolhida, explica a estudante do segundo ano do IEE, Maria Eduarda Araújo, que encontra no ambiente escolar um refúgio. “Estar na escola é muito importante e muitas pessoas não têm essa oportunidade e é muito triste, porque para mim, é refúgio. A educação me ajuda a sair dos problemas e ver que tenho capacidade de chegar onde eu quero chegar, é um túnel no caminho que estou percorrendo”, finaliza.

Uma oportunidade que garante um futuro de qualidade é como o estudante Isaac Nenkotth, do segundo ano do ensino médio, define a educação em sua vida. “Eu acredito que a Educação me traz um mundo de possibilidades. Através dela eu quero ter a oportunidade de mudar a vida da minha mãe, que não teve essa chance de estudar como eu tenho”, explica, emocionado.

Para o professor da disciplina Projeto de Vida do Novo Ensino Médio, Gustavo Passos Duarte, a educação, além de assimilar conteúdos históricos e científicos, também tem o papel de humanizar, por meio da escola. “A Educação contribui para a vida da pessoa, não só na perspectiva profissional, mas também na construção de um projeto de vida que faça sentido” explica.