Dia Mundial da Água é comemorado na Escola Estadual Chico Mendes, em Água Clara

Mato Grosso do Sul

31.03.2025

Na Escola Estadual Chico Mendes, que oferta educação em Tempo Integral, em àgua Clara, ocorreu, no dia 21 de março, o projeto sobre o Dia Mundial da Águam com objetivo central de promover a autoria e o protagonismo na aprendizagem acerca da preservação da água e dos recursos naturais.

O professor coordenador de Práticas Inovadoras Leandro Brás, organizador do projeto, mencionou que, em específico, foram realizadas sequências de práticas inovadoras que alinharam ciências, arte e tecnologia em atividades interdisciplinares.

Houve a montagem de uma sala imersiva, com a simulação de ambientes aquáticos, incluindo peixes e diferentes paisagens de rios e oceanos. Com o uso da criatividade e de materiais recicláveis, os estudantes produziram animais marinhos com garrafas PET, maquetes do ciclo da água, dioramas em papelão, terrário e apresentações sobre os tipos de solo e suas relações com a água.

Uma fonte simbólica foi instalada representando o valor da água para a vida e foram feitos experimentos científicos no Laboratório Didático Móvel, das propriedades da água e seus usos no cotidiano.

As práticas inovadoras promoveram o protagonismo do estudante. Por meio dos óculos de realidade virtual, eles puderam visitar uma estação de tratamento de água e vivenciar o processo de purificação e distribuição na cidade.

De acordo com o diretor Douglas Duarte, “as turmas também participaram de uma apresentação sobre o Rio Verde, rio que dá nome à nossa região de Água Clara e de grande importância para a comunidade escolar”.

“Para incentivar a participação e o engajamento dos alunos, foram distribuídos brindes, como copos personalizados e garrafinhas de água mineral, reforçando o compromisso com hábitos sustentáveis”, destacou a coordenadora pedagógica Ericha Brauher.

A coordenadora Regional de Educação de Três Lagoas, (CRE12), Marizeth Bazé, concluiu que o Projeto do Dia Mundial da Água na EE Chico Mendes foi um momento de aprendizado coletivo, “cuidado com o meio ambiente e valorização da ciência, alinhado ao compromisso da rede estadual de ensino com uma educação transformadora e aprendizagens pela pesquisa”.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.