Mato Grosso do Sul
31.03.2025Na Escola Estadual Chico Mendes, que oferta educação em Tempo Integral, em àgua Clara, ocorreu, no dia 21 de março, o projeto sobre o Dia Mundial da Águam com objetivo central de promover a autoria e o protagonismo na aprendizagem acerca da preservação da água e dos recursos naturais.
O professor coordenador de Práticas Inovadoras Leandro Brás, organizador do projeto, mencionou que, em específico, foram realizadas sequências de práticas inovadoras que alinharam ciências, arte e tecnologia em atividades interdisciplinares.
Houve a montagem de uma sala imersiva, com a simulação de ambientes aquáticos, incluindo peixes e diferentes paisagens de rios e oceanos. Com o uso da criatividade e de materiais recicláveis, os estudantes produziram animais marinhos com garrafas PET, maquetes do ciclo da água, dioramas em papelão, terrário e apresentações sobre os tipos de solo e suas relações com a água.
Uma fonte simbólica foi instalada representando o valor da água para a vida e foram feitos experimentos científicos no Laboratório Didático Móvel, das propriedades da água e seus usos no cotidiano.
As práticas inovadoras promoveram o protagonismo do estudante. Por meio dos óculos de realidade virtual, eles puderam visitar uma estação de tratamento de água e vivenciar o processo de purificação e distribuição na cidade.
De acordo com o diretor Douglas Duarte, “as turmas também participaram de uma apresentação sobre o Rio Verde, rio que dá nome à nossa região de Água Clara e de grande importância para a comunidade escolar”.
“Para incentivar a participação e o engajamento dos alunos, foram distribuídos brindes, como copos personalizados e garrafinhas de água mineral, reforçando o compromisso com hábitos sustentáveis”, destacou a coordenadora pedagógica Ericha Brauher.
A coordenadora Regional de Educação de Três Lagoas, (CRE12), Marizeth Bazé, concluiu que o Projeto do Dia Mundial da Água na EE Chico Mendes foi um momento de aprendizado coletivo, “cuidado com o meio ambiente e valorização da ciência, alinhado ao compromisso da rede estadual de ensino com uma educação transformadora e aprendizagens pela pesquisa”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.