Dia do Professor: Educador da rede estadual eleva autoestima e solidariedade de estudantes

Maranhão

25.10.2019


Com o projeto Encontro dos Sonhos ‘Sua vida nunca mais será a mesma’, o professor Kevson Moura, da rede estadual de ensino, fomenta a autoestima, solidariedade e autonomia dos estudantes do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, escola de tempo integral localizada no Jardim América, em São Luís. Na última edição do projeto, realizada em maio deste ano, cerca de 40 estudantes passaram três dias imersos em atividades na escola.

“Por meio de diálogos, dentro da disciplina Projeto de Vida, a gente acaba conhecendo e tendo uma abertura maior com os nossos alunos e eles acabam confiando tanto na gente, obtendo o espaço que muitas das vezes eles não têm em casa, de ter um professor que acolhe, que é amigo, que escuta, e a gente acaba ouvindo as diversas situações que eles passam em suas residências e isso deixa a gente muito preocupado, muito triste”, disse Kevson Moura.

Kevson acrescenta que a ideia é orientar os estudantes para as diversidades da cidadania, promovendo elevação da autoestima e do protagonismo juvenil. O projeto leva esse nome por ser uma das premissas da escola de tempo integral, que é valorizar os sonhos dos estudantes e contribuir de forma incessante para que os jovens concretizem a realização desses sonhos. “Criar o Encontro dos Sonhos, enquanto professor, foi uma coisa de outro mundo, porque a gente se doa de verdade e chora bastante, porque cada depoimento que a gente escuta é extremamente emocionante e a gente vê que de fato eles tem o desejo de mudar, de buscar uma vida melhor”, complementa Kevson Moura.

Educação integral

Dentro do Encontro dos Sonhos é trabalhada uma programação lúdica e que motiva os estudantes a participarem de toda aquela atmosfera de mudança de pensamento e prática de vida. E, ainda, segundo Kevson Moura, a escola de Tempo Integral é uma das grandes vantagens para o resultado positivo desse trabalho.

“Quando a gente passa a trabalhar em uma escola de Tempo Integral, e faz um comparativo com uma escola de tempo regular, a gente percebe que aprende a ser até mais humano, porque convive mais tempo com nossos alunos, começamos a perceber cada dificuldade que eles têm e acaba se aproximando muito deles e esse é o diferencial. Já sou professor há algum tempo, mas eu digo que aprendi a ser professor de verdade aqui dentro do modelo de escola de tempo integral”, destacou Kevson Moura.

O Encontro dos Sonhos reúne estudantes ‘encontreiros’ e conta com o auxílio de outros estudantes ‘encontristas’. Jovens como o estudante Giovanne Lucas, cuja experiência em participar do Projeto transformou sua forma de socializar e mudou sua visão de vida.

“O Encontro dos Sonhos só foi possibilitado pela escola de Tempo Integral e mudou a minha vida completamente, mudou meu jeito de comunicar e me socializar com as pessoas e eu fico muito feliz, estou uma pessoa mais amável. Eu estou completando meu Ensino Médio em uma escola de tempo integral e participando do Encontro dos Sonhos; com certeza a minha vida teria sido totalmente diferente se eu não tivesse participado ou se eu não estivesse estudando aqui”, pontou o estudante.

A gestora geral da escola, professora Leila Melo, conta que em 2017 havia na escola alunos com baixo rendimento, baixa autoestima, e era necessário melhorar essa realidade. “Hoje, observa-se um comprometimento maior, a vontade de ajudar o outro e as premissas da escola de Tempo Integral está muito visível à nossa frente, nesses jovens protagonistas, que é solidariedade, autonomia e competência. Nós nos sentimos, nesse momento, com o dever cumprido, estou maravilhada com a atuação de todos. E o projeto proporciona isso”, salientou.

Fonte: Seduc/MA

Texto: Letícia Pinheiro

Fotos: Antônio Martins