Educação do Piauí incentiva jovens escritores em projetos de leitura nas escolas

Piaui

08.01.2024

Neste domingo, 7 de janeiro, foi celebrado o Dia do Leitor, data que homenageia os autores que se dedicam à arte de escrever livros ou amantes do universo literário. As escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) têm investido em diferentes estratégias para incentivar a escrita e o hábito da leitura junto aos estudantes.

O incentivo à escrita tem resultado em premiações para os estudantes Seduc, como a jovem Sarah Emily, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa. A estudante é vencedora piauiense da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios.

“A leitura é importante porque permite que a pessoa que lê conheça outros universos e mundos. Acredito ser essencial ter familiaridade com a escrita e a leitura desde a infância e foi algo em que fui muito incentivada pelos meus pais e que me abriu portas para muitas oportunidades e novos desafios. A experiência de vencer um concurso desse porte foi muito gratificante para mim enquanto aluna da rede pública”, conta a estudante.

Para atrair os jovens ao universo literário, a gestão escolar do CETI Nossa Senhora da Paz, em Teresina, criou a Academia de Letras Juvenil Nossa Senhora da Paz (Alejunsp). Assim como a Academia Brasileira de Letras, os estudantes têm seus assentos patronados por importantes escritores brasileiros e são incentivados a produzir textos e livros.

A estudante Claudyana Lopes tem uma das 28 cadeiras e conta como a leitura faz parte da sua rotina. “Ler se tornou uma rotina essencial na minha vida. Me ajudou a compreender a minha própria essência”, relata.

Claudyana tem aproveitado a experiência de participar da academia literária para enriquecer sua escrita. “Quando descobri que na minha escola existia uma academia de letras eu me encantei e sabia que faria parte dela. Foi interessante descobrir a forma que os outros membros interagiam com o mundo dos livros e da escrita. Cada um tem sua peculiaridade com a escrita”, descreve.

Um dos exemplos de incentivo à leitura que tem resultado no desenvolvimento da escrita é Maria Eduarda, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Domingos Alves da Costa, em Demerval Lobão, que vem produzindo contos a partir do contato com a literatura em sala de aula.

“Assim que amadureci o meu interesse pela leitura, comecei a intensificar as minhas leituras. Já li em média de 50 livros”, comenta Maria Eduarda.

Inspirada pela leitura, a estudante tem se aventurado a pôr no papel suas próprias histórias. “Adoro escrever sobre fantasia e romance, é como se eu estivesse viajando para um lugar que ninguém conhece e conhecendo criaturas que ninguém nunca viu, é como se estivesse escapando para outra realidade. É isso que eu coloco nos meus livros, experiências novas para as pessoas se surpreenderem e se emocionarem”, conta a jovem escritora.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), recentemente, lançou o programa de fortalecimento do ensino e aprendizagem da literatura piauiense, em parceria com a Academia Piauiense de Letras (APL), denominado “Conhecendo a Literatura de Expressão Piauiense”.

O projeto será aplicado nas escolas em 2024 e incluirá diversas atividades direcionadas aos professores de Língua Portuguesa, com formações sobre a temática de Língua Portuguesa; e aos estudantes com apresentações da história da literatura piauienses, obras e aquisições de livros.

“Na nossa gestão as ações de incentivo à leitura estão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Temos incentivado projetos em diferentes níveis com o desenvolvimento da proficiência leitora e escrita e o senso crítico nos estudantes do Ensino Médio da Seduc”, destaca o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Dia do Leitor – A data surgiu em homenagem à criação do jornal diário "O Povo", fundado pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. O jornalista criou o periódico em 1928 e foi um importante divulgador do movimento modernista literário cearense nas primeiras décadas do século 20.