Dia do Jovem Protagonista é celebrado em Escola Estadual de tempo integral em Cuiabá

Mato Grosso

20.10.2022

A Escola Estadual Professor Antônio Epaminondas, no bairro Baú, em Cuiabá celebrou, em 11 de outubro, o “Dia dos Jovens Protagonistas da EPA”. Com diversas atividades esportivas e musicais, os estudantes revelaram talentos nas atividades em que os seus pais participaram ativamente.

Sob a coordenação das professoras Rosane Sabala e Terezinha Nogueira, os professores resgataram brincadeiras folclóricas como pula corda, bolinha de gude, pula elástico, além de outras brincadeiras infantis. Já sob comando das professoras Josiane Camargo e Verônica Simões, os grupos também interagiram com a brincadeira do relógio e dança das cadeiras. Na quadra poliesportiva, os professores José Cássio e Maria Leonice trabalharam com a brincadeira da Queimada.

Durante o dia os alunos desfrutaram de atividades com destaque para a sensação do momento, que é futmesa, além de torneio de futsal, fliperama e karaokê. “Muitos alunos se saíram bem na música e alguns já estão até sonhando com a profissão de cantor”, frisa o professor Manoel Paulo, responsável pelo karaokê. O destaque, no entanto, ficou para a diretora Luciane Strogulski, que recebeu aplausos por sua interpretação musical.

A estudante Amanda Gabrielle, do 9º Ano do Ensino Fundamental, disse que brincou como nunca. “Até então, não tinha visto nenhuma escola realizar um evento como esse, inclusive com a participação dos estudantes PCDs e dos pais”, relatou.

Quem também elogiou o evento foi Ediléia Gomes Pereira de Paula, mãe da estudante Maria Laura do 7º Ano B. Ela classificou o dia como “excelente”. Em seu entendimento, a iniciativa da escola com a colaboração dos pais, levou alegria e satisfação aos estudantes na comemoração do Dia das Crianças.

A diversão se consolidou com a sessão pastelão, também chamada de brincadeira da torta na cara. As professoras Ananda Miranda, Dayane Godoi e Miriam Ferreti, conseguiram arrancar risos dos participantes e tornou a atividade muito divertida. E para quem não estava a fim de brincadeira, os professores Adriana Duarte e Matheus Fabrício supervisionaram o desempenho do soletrando.

Para a professora de Educação Física, Josiane Camargo, que está na escola desde 2019, esse é o primeiro ano letivo em que viu um dia de lazer tão especial para a comunidade estudantil. “Só obtivemos êxito nesse dia de lazer e aprendizado graças aos nossos colegas, alunos e pais que colaboraram de forma direta ou indireta”, completou o orientador da Área de Linguagens, professor Jackson Regis.

Durante o dia de comemoração os participantes receberam almoço com pratos típicos e, para relembrar os tempos de criança, foi servido cachorro quente, refrigerante, pipoca, algodão doce e picolés.