Dia do Estudante no Pará reforça vínculos de jovens com escola

Dia do Estudante

16.08.2017

O Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira (11), serviu para alunos, professores e gestores reforçarem vínculos com as escolas estaduais para garantir a educação como ferramenta de cidadania. Escolas como a Dr. Carlos Guimarães, Coronel Sarmento e Hilda Vieira, entre outras, reservaram a data para uma programação diversificada.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Raymundo Vianna, no bairro Parque Verde, por exemplo, os estudantes se reuniram com os educadores no pátio central para comemorar. Na festa, teve um pouco de tudo: apresentação de bandas de estudantes; dança e canto; torneios esportivos e até o tradicional “Parabéns à você”, com direito à bolo e refrigerante.

Polyana Melo dos Santos, 16 anos, estudante do 2º ano, já vem se preparando desde agora para disputar uma vaga no curso de Medicina. Este é o seu primeiro ano na escola, e ela se mostra feliz na convivência com os colegas e professores. “Ser estudante é uma experiência maravilhosa. No meu caso, em particular, me faz não apenas estudar, mas, também, querer ensinar o que sei a outros jovens da minha idade dentro e fora da escola”, afirmou Polyana Melo.

A estudante possui uma visão bem clara sobre o processo de ensino-aprendizado: “O professor ensina, dá aula, mas quem aprende é o estudante. Ele tem que gostar de estudar e também procurar preservar a escola”. Atualmente, a Raymundo Vianna conta com 1.500 alunos matriculados.

Animação

Sob a coordenação da diretora Sheila Miranda e do professor de Filosofia Jacivaldo Fernandes, a programação na escola reuniu seis bandas formadas por alunos e também por convidados. Um dos grupos a se apresentar foi Cassandra, formado pelos estudantes Cauê Pinheiro, Juan, Christian Reis e Enzo Mateus Azevedo (violão e voz).

A banda colocou todo mundo para dançar ao som de sucessos do pop/rock nacional. “A Escola Raymundo Vianna acaba sendo uma grande família para todos nós. Aqui a gente aprende e se diverte em momentos como esse”, pontuou a estudante Ketheryn Evaldt, 17 anos, do 3º ano.

Integração

No bairro da Marambaia, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hilda Vieira atende 1.200 alunos. Na unidade de ensino, localizada no Conjunto Médici II, o Dia do Estudante foi comemorado com poesia, gincana de pais de alunos reunindo disputas no futsal, corrida e jogos de perguntas e respostas valendo medalhas confeccionadas pelos próprios alunos. A programação teve ainda música gospel e popular brasileira com voz e violão, culto ecumênico, sorteio de brindes e exibição de vídeo.

A rede estadual de ensino tem hoje 622 mil estudantes matriculados em 942 escolas. Para este segundo semestre letivo, a Seduc tem ações programadas para dinamizar a aprendizagem dos alunos, com ênfase na preparação dos estudantes para a Prova Brasil e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na formação continuada de professores, na adoção de metodologias pedagógicas inovadoras e na continuidade do cronograma de reformas, ampliações e construção de escolas em Belém e interior do Estado, como parte do Pacto pela Educação do Pará.


Texto:  Eduardo Rocha (Ascom Seduc)

Fotos: Rai Pontes (Ascom Seduc)