Dia do Estudante
12.08.2019Dia 11 de agosto é Dia do Estudante. A comemoração é realizada, no Brasil, desde 1927. No Rio de Janeiro, a rede pública estadual de ensino comporta a maior quantidade de escolas e alunos. São 1.222 unidades da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e cerca de 700 mil jovens matriculados. Entre esses alunos, um grupo tem sido exemplo dentro de fora de sala de aula.
Neste Dia do Estudante, recordamos histórias inspiradoras de estudantes que fazem a diferença e não medem esforço para atingir seus objetivos.
Estudante brilha no atletismo
Lucas Rodrigues da Silva, 17 anos, começou a praticar atletismo há quatro anos. Estudante do Ciep 241 – Nação Mangueirense, na Mangueira, capital do Rio de Janeiro, ele colhe os frutos do esporte e dos estudos. O jovem ganhou medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo, realizado na Croácia; ouro nos 200 metros no Campeonato Brasileiro Sub-20 e, ainda, participou do XX Pan-Americano de Atletismo, na Costa Rica. Em sua contagem, são mais de 30 medalhas conquistadas em competições nacionais e internacionais.
Aluna e escritora
A jovem Carolina Victoria Mannes nem imaginaria que se tornaria uma escritora tão nova. Com apenas 15 anos, ela estuda na 1ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Círculo Operário, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e vai lançar sua primeira obra na Bienal do Livro. O incentivo em escrever veio da mãe, Andrea Mannes, que é professora da rede pública estadual e gostava de ler para a filha. Com o título “O Olho do Universo”, o livro lançado por Carolina conta a história de uma menina que se envolve em uma trama e precisa salvar as pessoas que ama.
Juntos na escola e no esporte
De Niterói, o exemplo é de dois irmãos. Alunos do Colégio Estadual Joaquim Távora, Gustavo Silva, 14 anos, e Samara Silva, 13 anos, são os xodós da escola. Ainda no Ensino Fundamental, os jovens são atletas de wrestling – uma modalidade de luta esportiva – e têm mostrado que o incentivo dos pais e da escola vale a pena. Em dois anos de participação em competições, os irmãos já conquistaram medalhas e se preparam para novos desafios. O envolvimento com o esporte estimula cada vez mais a dupla, que mostra os bons resultados em sala de aula e no tatame.
Futuro professor
A trajetória de Roberto Monteiro Pereira da Silva, 18 anos, é daquelas que inspira. Morador do bairro Trindade, em São Gonçalo, ele sempre estudou no Ciep 408 – Sérgio Cardoso. Passou pelo Ensino Fundamental, Médio e, agora, se prepara para iniciar o curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O jovem já participou de várias edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), organiza oficinas de xadrez no Ciep, entre outras atividades. Segundo a direção da escola, é um dos alunos mais envolvidos em inciativas que são fontes de incentivo para outros alunos.
– Todos os dias conhecemos inúmeros casos e bons exemplos de alunos que se dedicam e revelam que a educação transforma. Por isso incentivamos o protagonismo dos jovens, pois eles nos mostram que todo o esforço é recompensador. Parabéns a todos os estudantes – declara o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.