Pernambuco
23.08.2019Nesta quinta-feira (22), a 60ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco conheceu seus grandes campeões no vôlei. Equipes masculinas e femininas das categorias Mirim (12-14 anos) e Infantil (15-17 anos) mandaram seus jogos no Colégio Madre de Deus e Colégio Boa Viagem, respectivamente. A briga, além de ser pelo pódio, também era por uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude, maior competição escolar do Brasil.
As meninas do Madre de Deus e do Colégio XV de Novembro, de Garanhuns, abriram as disputas do dia no Mirim Feminino. Empurradas pela torcida, as recifenses levaram a melhor e venceram a equipe do interior do Estado por três sets a zero (25x5/25x15/25x16), faturando o troféu de campeãs dos JEPs e garantindo vaga na fase Regional dos Jogos da Juventude, realizada no mês de setembro, em Natal, no Rio Grande do Norte. "Foi um jogo difícil, mas fico muito feliz por ajudar o Madre a ser campeão pela primeira vez. Agora esperamos um campeonato difícil em Natal, mas o objetivo é representar bem a nossa escola e o nosso Estado", destacou a levantadora Mariana Muniz.
Em seguida foi a vez das equipes masculinas entrarem em quadra, desta vez valendo vaga direta para a fase nacional dos Jogos da Juventude, já que Pernambuco foi campeão da etapa no ano passado na categoria Mirim do masculino. O certame será realizado em Blumenau/SC, no mês de novembro. Melhor para os meninos do Colégio São Luís Marista, que derrotaram a Escola Estadual Simôa Gomes, também de Garanhuns, por três sets a zero (25x18/25x15/25x12) e arremataram a vaga e a medalha dourada. "Foi muito difícil e vamos aproveitar a vitória, mas também é hora de continuar trabalhando duro para o brasileiro", disse Victor Paes.
O ex-jogador de vôlei de praia, Lula, foi responsável pela entrega de troféus e medalhas dos competidores mirins. Tietado pelos jovens atletas, o pernambucano, que já foi vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos, destacou a importância da competição. “Estar aqui contando a minha história é muito importante para incentivar esses meninos e fazer eles perceberem a notoriedade de um jogo como esse. É um orgulho estar vivenciando esse momento, que já havia vivido tantas vezes na época de estudante”, relatou Lula, que participou dos JEPs durante oito anos defendendo a Escola Estadual Polivalente Compositor Antônio Maria, o Colégio Atual e o Colégio Boa Viagem.
Encerrado o Mirim, foi a vez do Infantil entrar em ação. Primeiro com a disputa do CBV contra o XV de Novembro, pelo feminino. Experiente, o time da casa foi pra cima e faturou os três sets em cima das visitantes (25x12/25x23/25x16). “Jogar essa competição foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. Já participei de vários campeonatos, mas nenhum se compara aos Jogos Escolares da Juventude, e o JEPs é o principal meio de entrada. Este ano vamos em busca do título inédito para o CBV”, garantiu Gabriela Oliveira, que participa dos Jogos Escolares de Pernambuco pela 4ª vez, sendo campeã em três ocasiões.
O Colégio Boa Viagem também foi o grande campeão no masculino. Em quadra, os meninos encararam os alunos/atletas da Escola Estadual Professora Isaura de França, de Abreu e Lima. Por três sets a zero (25x14/25x22/25x15), o time do Recife garantiu vaga na fase Regional dos Jogos da Juventude. Destaque do CBV, Jeferson Silva acumula uma trajetória vitoriosa nos JEPs. “Já é a terceira vez que participo dos jogos e pela segunda vez saio com o troféu e a medalha de jogador destaque da competição. Estou muito feliz’, comemorou o aluno, que conseguiu uma bolsa para estudar no CBV através do vôlei. Antes, ele já havia sido campeão da competição escolar em 2017, defendendo as cores do Colégio 2001.