Dia de apresentação de disciplinas eletivas movimenta comunidade escolar no Bairro Lixeira

Mato Grosso

06.03.2023

A Escola Estadual Integral Vocacionada a Línguas Antônio Epaminondas, no bairro Lixeira, em Cuiabá, se transformou em uma movimentada feira na manhã desta sexta-feira (03.03). É que os professores apresentaram aos estudantes o objetivo de cada uma das sete disciplinas eletivas que serão desenvolvidas no 1º semestre deste ano. Conhecido como ‘Feirão das Eletivas’, o evento já é tradicional a cada início de semestre e faz parte do currículo escolar diversificado.
 
A eletiva é uma disciplina fora do currículo, que dá oportunidade ao aluno de escolher uma área específica em que tenha aptidão, no entanto, sem se distanciar da própria Base Comum Curricular.
 
Desta forma, o Feirão teve como objetivo atrair a atenção dos estudantes mostrando a importância das eletivas, que possibilitam enriquecimento cultural, aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos de diversas áreas, além de complementar a formação tradicional oferecida pelas escolas.
 
Os professores se dividiram em salas de aula e fizeram a apresentação para os alunos que iam chegando. Sem pressa, recebiam as explicações e faziam as suas escolhas. A orientação da coordenação pedagógica foi para que todas as disciplinas disponibilizadas fossem apresentadas de forma bastante didática. Dessa forma, cada um dos 200 participantes do Ensino Fundamental poderia fazer a sua escolha com assertividade.
 
O orientador pedagógico do Núcleo Articulador com Ênfase em Línguas, Jackson Regis, destaca que as disciplinas eletivas são de livre escolha dos estudantes. Em articulação com os interesses dos estudantes, a apresentação das propostas foi bastante interessante e motivadora, pois, no decorrer do mês de fevereiro os professores trabalharam com eles sobre a importâncias das Disciplinas Eletivas como componente curricular”, frisa Jackson.
 
Depois de fazer uma imersão em geografia, arte e cultura da América Latina, matemática, o universo do Crossfit, cultivo de hortaliça orgânica, cultura digital, além de um tour pela Arte de Mato Grosso, a estudante do 9º ano, Emanuela Arruda do Nascimento, optou pela arte mato-grossense.
 
“Como sou fã da arte, quero ir além. Quero conhecer mais sobre a produção artística e os personagens que a criam. Temos uma produção de arte rica e imensa que precisa ser conhecida e melhor interpretada”, comemora Emanuela.