Dia da família na Escola 2023 vai incentivar debate para a saúde mental dos estudantes de Santa Catarina

Santa Catarina

24.03.2023

Transformar o ambiente escolar num espaço de promoção e proteção da saúde mental das crianças e adolescentes, em parceria com as famílias, é o objetivo do Dia da Família na Escola deste ano. O tema “Saúde Mental: relações familiares e escolares” vai ser debatido nas atividades realizadas nas unidades escolares de Santa Catarina no dia 15 de abril.

“A presença da família na escola é muito importante para os nossos estudantes. O apoio dos familiares é fundamental para as crianças e adolescentes, para que eles estejam estimulados a procurar o melhor caminho profissional em suas vidas. Se a família e a escola estiverem na mesma direção, teremos cada vez mais um ensino de qualidade”, destaca o secretário de Educação, Aristides Cimadon.

A data está incluída no calendário escolar catarinense desde 2016 por conta da lei estadual nº 16.877, que visa incentivar a família a participar efetivamente da vida escolar dos alunos. Além da SED, também participam do movimento a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC), as Federações da indústria (FIESC), comércio e serviços (Fecomércio), transporte (Fetrancesc) e agricultura (FAESC). A data, então, é celebrada anualmente na terceira semana de abril.

Ao longo dos próximos dias, cada escola envolvida é responsável por preparar uma programação nas respectivas unidades para integrar pais, estudantes e demais familiares conforme a temática deste ano. São palestras, atividades culturais de teatro, dança, música, recreação em família, contação de histórias, apresentações culturais, diálogos sobre Projetos de Vida e Escolha Profissional e entre outras atividades para vivenciarem o dia de interação.

Cartilha sobre alimentação saudável

Além de tratar do bem-estar emocional, psicológico e social dos estudantes, a campanha do Dia da Família na Escola deste ano vai incentivar uma vida mais saudável, por meio de uma cartilha. O material desenvolvido pelo grupo de trabalho do Movimento Santa Catarina pela Educação, que organiza a campanha do Dia da Família na Escola, apresenta informações para melhorar a alimentação dos estudantes catarinenses.