Dia da Escola: Reforma da União do Povo renova compromisso do Governo com a qualidade na educação

Rio Grande do Norte

15.03.2024

No Dia da Escola, celebrado nesta sexta-feira (15), o bairro de Cidade Nova, zona leste de Natal, celebra um marco na sua história educacional. Com o início das aulas, realizado no começo deste mês, os estudantes puderam retornar a escola estadual União do Povo, que passou por uma ampla reforma que não apenas representou a renovação física do prédio, mas também o renascimento do compromisso com a educação de qualidade.

Um espaço escolar bem projetado e cuidado tem um impacto profundo no desempenho acadêmico dos estudantes, no seu bem-estar emocional e no seu senso de pertencimento à comunidade escolar. A entrega desta reforma representa um movimento do Governo do Rio Grande do Norte, liderado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, na renovação da estrutura física das unidades de ensino, garantindo obras por todo o estado. O investimento nesta unidade de ensino foi superior a marca de R$ 1,2 milhão. 

A escola estadual União do Povo sempre ocupou um lugar especial para os moradores de Cidade Nova. Desde sua fundação, há 40 anos, tem sido um espaço onde gerações de alunos têm prosperado e se desenvolvido. Sua importância transcende as paredes da sala de aula, sendo um centro de atividades culturais, esportivas e comunitárias.

“Construída da forma que o próprio nome já diz, essa escola representa, desde sua criação, a união de quem faz esse lugar, o povo. Muitas conquistas aqui foram alcançadas, em especial pelo esporte, e, tenho certeza, ao vê-la reformada, os estudantes passam a ter um espaço mais acolhedor”, aponta Elizabeth Duarte, professora de educação física da União do Povo. A educadora, que leciona há 10 anos, é uma entusiasta do poder de transformação do esporte.

As obras realizadas na escola foram extensas e abrangentes. Desde a renovação dos espaços de aprendizagem até a melhoria do espaço de convívio e dos recursos tecnológicos, cada aspecto da escola foi cuidadosamente considerado e aprimorado. O novo laboratório, sala de vídeo e biblioteca proporcionarão aos estudantes oportunidades enriquecedoras de aprendizagem prática, enquanto as áreas ao ar livre revitalizadas oferecerão espaços para recreação e socialização. De acordo com o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), a escola conta com 744 estudantes matriculados.

Com quase 30 anos de trabalho dedicado à escola União do Povo, a ex-gestora da unidade, professora Sara Kitzinge, vivenciou muitos momentos dentro da escola. “Podemos mudar a vida dos estudantes oferecendo oportunidades para eles irem ainda mais além. O União do Povo tem uma forte tradição em formar jovens pelo esporte e agora, de casa nova, iremos continuar fazendo o ensino com a excelência que nossos jovens merecem”, apontou a educadora.

Durante a cerimônia de entrega, o diretor da escola, Vanilson Pereira, expressou sua gratidão pela dedicação e apoio da comunidade ao longo do processo de reforma e dos investimentos realizados pelo Governo do Estado. “A nova União do Povo é conquista da comunidade. Todos sabemos a importância que essa escola tem para cada estudante. Agradecemos os recursos recebidos e estamos dando início a um novo capítulo”, frisou Vanilson.

“Uma escola é mais do que apenas um prédio, é o epicentro do aprendizado. Investir na reforma desta instituição não é apenas um ato de responsabilidade do Governo do RN , mas também um investimento em uma geração de estudantes. Ao modernizar as salas de aula e proporcionar um ambiente seguro e estimulante, estaremos não apenas elevando o padrão de educação, mas também demonstrando nosso compromisso com o bem-estar da comunidade”, frisa Socorro Batista, secretária de Educação do RN. 

Enquanto os estudantes exploram os novos corredores e espaços, era evidente o entusiasmo e a gratidão estampados em seus rostos. Para eles, essa reforma representa não apenas um ambiente renovado para aprender, mas também um símbolo de esperança e oportunidades para o presente e o futuro. 

“Estou no meu último ano do ensino fundamental e, logo, estarei no ensino médio. É bom ter uma escola nova perto de casa, ajuda na preparação para os desafios que terei neste ano e no próximo, quando ingressarei no ensino médio”, declara Maria Eduarda, estudante do 9º ano. Além dela, outros quatro irmãos também estudaram na União do Povo. 

À medida que a União do Povo inicia este novo capítulo em sua história, a comunidade se une em apoio e celebração. “É bom saber que nosso filho conta com a escola reformada. Fico feliz em vê-lo aqui, com toda essa estrutura a disposição”, afirmou Maria das Dores, mãe do estudante Pedro Henrique, que estuda o 7º ano, e que esteve presente no primeiro dia de aula.

A unidade escolar atende moradores de Cidade Nova e comunidades próximas, como os bairros Planalto, Felipe Camarão e do conjunto Nova Cidade.