Dia da ‘Consciência Negra’ é lembrado com Feira do Conhecimento e Cultura Afro-brasileira

Mato Grosso

23.11.2022

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da “Consciência Negra” e para lembrar a data foi realizada a 1ª Feira do Conhecimento e Cultura Afro-Brasileira na Escola Estadual Professor ‘Welson Mesquita de Oliveira’, antiga Escola Estadual Pascoal Ramos, em Cuiabá. O evento aconteceu na sexta-feira (18.11) e reuniu trabalhos de toda a comunidade estudantil do Ensino Fundamental, Ensino Médio e alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Na ocasião, os estudantes apresentaram seus trabalhos e compartilharam o conhecimento adquirido em sala de aula por meio de projetos e temáticas direcionadas como a Robótica, Teorema de Pitágoras, Caleidoscópio, Audiometria – anatomia e problemas do aparelho auditivo. Velas artesanais e aromaterapia também fizeram parte do repertório das apresentações.

Para a diretora da escola, professora Joelma Adriana Teixeira, o acontecimento integrou a comunidade, reuniu projetos e partilhou conhecimentos valiosos. “Mais uma vez abrimos a escola para a comunidade. Recebemos, nessa ocasião, muitos visitantes, inclusive dos familiares do nosso grupo estudantil. Tenho a certeza de que foi um momento gratificante por poder compartilhar o conhecimento com toda a comunidade nesse projeto de integração”, afirmou.

Além dos trabalhos científicos, os estudantes também expuseram trabalhos voltados à valorização da cultura afro-brasileira predominantes no Brasil, formada a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial.

A diretora ainda endossou a importância em reunir os turnos para a experiência e troca de informações. “Foi positivo e proveitoso ver os trabalhos de todas as turmas, socialização entre os períodos e observar como eles se empenharam com brilho nos olhos. Foi uma ação dedicada e muito oportuna promover essa integração entre os estudantes e a comunidade. Isso foi importante para o desenvolvimento da escola”, finalizou.