Dia da Água e do Circo são comemorados na Escola Estadual Weimar Torres

Mato Grosso do Sul

07.04.2023

A Escola Estadual Weimar Torres, localizada no distrito de Guaçulândia, em Glória de Dourados, realizou diversas atividades pedagógicas inclusivas no início do ano letivo de 2023, entre elas atividade voltada para o Dia Mundial da Água e também alusiva as festividades comemorativas ao Dia do Circo.

Dia da Água

No dia 28 de março, no período matutino, foi realizado estudo do meio com os estudantes do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamentla, na região da nascente do córrego do Francisco, próximo da escola, como atividade voltada para o Dia da Água.

A atividade foi desenvolvida pela professora Eliana Maria – TVT e Ciências –, juntamente com coordenadora pedagógica Renata e professor de Práticas Inovadoras João Ricardo.

Dentre os objetivos elencados para o estudo, destaca-se a observação da fauna e flora local com foco na situação em que se encontra a natureza na nascente do córrego, a proteção do solo e as espécies animais observadas.

“Depois de uma breve caminhada pela pastagem, chegamos na nascente do córrego onde os estudantes observaram a situação em que ela se encontra. Infelizmente a área está degrada e sem os devidos cuidados necessários para sua recomposição natural. Os alunos citaram que familiares mais velhos vinham neste córrego para brincar nas suas águas, pescar e levar roupas e que hoje ele está quase morto”, menciona professora Eliana.

Em conversa com os estudantes eles compreenderam a necessidade de se recuperar a nascente através do cercamento da área e do plantio de árvores, “projeto este que a escola está articulando com órgãos públicos para viabilizar uma parceria que também envolve os produtores em ações de recuperação” lembra professor João Ricardo.

A Diretora Escolar, Eliane Brito, destacou a importância de ações que envolvem os estudantes, especialmente os menores, quando se trada de educação ambiental, “nossas crianças precisam conhecer a realidade atual e em conversa com as pessoas da comunidade, conhecerem como era o córrego em um passado não muito distante. Diante desses estudos eles se tornam protagonistas em ações que visam a recuperação dessas áreas degradas e possam desfrutar, no futuro, daquilo é estão cultivando hoje. E complementa que a EE Weimar Torres se configura como escola do campo e como tal tem o compromisso de formar cidadãos plenos de sua consciência ambiental e que é responsável pelo meio em que vive”.

Dia do Circo

No dia 27 de março, em comemoração ao Dia do Circo, entre o picadeiro e muita diversão, a coordenadora pedagógica Renata Silva e as professoras regentes da EE Weimar Torres prepararam uma manhã repleta de alegrias e gostosuras para os estudantes

Durante as comemoraçõres do Dia do Circo, os estudantes da unidade escolar rural praticaram atividades lúdicas, como leitura, pintura e brincadeiras, sempre com o objetivo de proporcionar o contato com materiais e texturas variadas e estimular a criatividade e a imaginação das crianças, em celebração a data tão memorável.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.