Pernambuco
21.03.2025Durante todo o dia desta terça-feira (18), Pernambuco mobiliza gestores, educadores, estudantes e a sociedade civil para incentivar a matrícula de jovens, adultos e idosos, que não terminaram os estudos nas escolas da Rede Estadual. O Dia D: Mobiliza EJA acontece em todas as 16 Gerências Regionais de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) para conscientizar a expandir a oferta da educação para quem está fora da escola. A ação atinge todos os 184 municípios.
Segundo Jeane Lima, gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos, Pernambuco possui mais de 60 mil matriculados na EJA e a intenção é aumentar esse número, ocupando toda a capacidade ofertada pelo estado.
“A EJA é uma oportunidade para quem não pôde concluir os estudos na idade dita como certa, principalmente para as mulheres que por vários motivos precisaram interromper os estudos. Nós temos essa preocupação, pois possuímos escolas e professores prontos para atender a este público. Essa movimentação serve para as pessoas lembrarem ou perceberem que existe essa oportunidade e que eles podem voltar a sonhar, fazer projetos de vida e que a educação pode proporcionar isso”, ressalta Jeane.
Na Região Metropolitana do Recife, nos períodos da manhã e tarde, equipes da SEE realizaram sensibilização e a distribuição de panfletos explicativos nos Terminais Integrados da Macaxeira, do Barro, Caxangá e Camaragibe. À noite, a ação chegará aos TIs da PE-15 e Pelópidas Silveira.
O eletricista Júlio Lima viu na ação realizada no Terminal de Integração da Macaxeira, no Recife, a ocasião ideal para incentivar a retomada da sua mãe aos estudos. “Matriculei minha mãe em 2019 na EJA, porém passamos pela pandemia e também precisamos mudar de endereço, o que contribuiu para ela interromper novamente os estudos. Quero que ela volte a estudar e vou ajudar como puder”, conta Júlio.
No interior, a Gerência Regional de Ensino do Sertão Central, em Salgueiro, realizou panfletagem nos centros comerciais e feiras livres dos municípios jurisdicionados. Em Araripina, a GRE Sertão do Araripe, também distribuiu folders explicativos nas principais praças do município das 8h30 às 11h30. Já a GRE Vale do Capibaribe, localizada em Limoeiro, movimentou caminhada no comércio e divulgação nas comunidades em torno das escolas que ofertam a modalidade.
A mobilização é realizada com base no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, lançado pelo Governo Federal em 2024. O Pacto é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e é uma política pública que tem como objetivos superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa também visa integrar a educação profissional à EJA, ampliando as oportunidades de qualificação para esse público.