BNCC
19.07.2019
Texto de Manuella Nobre, José
Arnaldo e Davi Salsa
A
Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a União dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime) reuniram nesta sexta-feira (19)
educadores das redes estadual e municipais de ensino no Dia D do
Projeto Político Pedagógico (PPP) para a Educação Infantil e
Ensino Fundamental. O momento foi de orientação para a reelaboração
ou elaboração do PPP – documento que orienta as ações a serem
executadas pelas escolas no decorrer do ano letivo - e segue o
Referencial Curricular da Educação de Alagoas - documento que traz
os Parâmetros Curriculares Nacionais e apresenta diretrizes
elaboradas a fim de orientar os educadores por meio da normatização
de alguns aspectos fundamentais e específicos de cada disciplina
Em
todo o estado, o Dia D contou com participação dos gestores das
escolas, gerentes regionais de Educação, coordenadores pedagógicos,
articuladores de ensino e técnicos das Secretarias Municipais de
Educação (Semeds) e Geres.
Maceió - Em Maceió, um dos polos
de discussão foi a Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, onde 48
unidades de ensino da 13a Gerência Regional de Educação (Gere) -
que abrange todo o complexo do Cepa e parte alta da capital –
estiveram reunidas.
Segundo a representante do Núcleo
Estratégico de Formação da 13ª Gere, Maria Verônica Pinto, a
atualização que acontece costumeiramente a cada dois anos, este ano
será maior, visando atender a “integralização” do ensino
proposto a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A
partir de hoje, estas escolas reelaborarão o PPP dentro do
Referencial Curricular, dos marcos legais e da nova BNCC. Estamos
repassando conteúdos e também trocando experiências. Uma das
principais mudanças será o trabalho cognitivo a ser feito com os
alunos a partir de agora, porque a educação passa a ser vista como
um processo integral e não só como um repasse de conteúdos”,
explica Verônica.
Organização
- Gestores como Damiana Melo, da Escola Estadual Bom Conselho e
Cícero Pinheiro, da Escola Estadual Adeilza Maria Oliveira, ambas da
capital, destacam a importância deste momento.
“
O PPP é a identidade da escola, é
dinâmico. E momentos como este sistematizam a rede, orientando todo
o trabalho que vai ser desenvolvido na escola. Além disto, temos a
proposta de flexibilização do currículo para o Novo Ensino Médio,
que também precisa ser inserida”, avalia Damiana.
Na
Escola Adeilza Maria, as mudanças também estão a todo o vapor.
Segundo o gestor, a escola tem reformulado seu PPP ano a ano.“A
nossa escola tem a oferta do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e a
Educação de Jovens e Adultos. Nós vamos ter que adequar tudo neste
contexto de integralização e modernização, que vai desde a
organização das salas a repensar o processo de avaliação dos
nossos estudantes”, explica Cícero.
Em
Arapiraca - Em Arapiraca, a reelaboração do Dia D do Projeto
Político Pedagógico (PPP) reuniu coordenadores e articuladores de
ensino de escolas das redes estadual e municipal de ensino de várias
cidades da região.
A
formação ocorreu no auditório da Escola Estadual Professor Pedro
de França Reis, sob a coordenação da Seduc, Undime e 5ª Gere em
treinamento ministrado pelas técnicas de Acompanhamento Pedagógico
Edilma de Mendonça, Maria da Penha Torquato e pelo técnico de
Formação Eraldo Melo.
Na ocasião, os educadores receberam
orientações para a reelaboração do plano e aplicação do PPP nas
escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que ainda não
tenham um referencial pedagógico atualizado.
Há um ano e meio na função de articuladora de ensino, na Escola Estadual Aurino Maciel, em Arapiraca, Edilma Gomes, diz que a direção e a equipe pedagógica já iniciaram a atualização do PPP. “Nossa escola passou a ter regime de ensino integral. Essa formação é muito importante para dar um norte mais amplo nesse trabalho que já estamos realizando”, afirma.