DF lança projeto de educação fiscal e financeira

Distrito Federal

03.10.2019

Em Busca do Tesouro é uma parceria entre o Tesouro Nacional e a Educação com o objetivo de promover cidadania

Com objetivo de promover a educação fiscal e financeira e o acompanhamento cidadão das políticas públicas desde a infância, foi lançado na manhã desta quinta-feira (3) o projeto Em Busca do Tesouro. O evento, realizado no Instituto Sezerdello Corrêa, contou com a participação do quadrinista, jornalista, desenhista e escritor Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, além de pais, estudantes e professores.

Para selar a parceria, o secretário de Educação do Distrito Federal, João Pedro Ferraz, assinou Termo de Cooperação Técnica no qual a pasta disponibiliza 150 escolas da rede pública para implementação do piloto.“É uma honra para a secretaria participar deste projeto que vai atingir diretamente as crianças. Essa ação é maravilha! Nós vamos ter a tarefa de mostrar que o Tesouro é feito por todos nós, construído por todos os cidadãos. E é esse Tesouro que vai financiar os serviços que o Estado fornece, o salário do professor, a Saúde pública, construções de escolas e etc.”, afirmou Ferraz.

O Instituto Mauricio de Sousa, criado em 1997, é um dos realizadores do Em Busca do Tesouro. Mauricio de Sousa explicou que é fundamental para o desenvolvimento da cidadania garantir acesso a informações práticas do dia a dia, como as finanças pessoais e do Estado. “Um projeto como este tem a missão, tão importante, de ajudar cada brasileirinho e brasileirinha a entender melhor suas compras e a cuidar do seu dinheiro. Ao mesmo tempo, a iniciativa busca fazer com que as futuras gerações se preocupem mais em como o dinheiro público vem sendo gasto e se isso está sendo feito com equilíbrio”, ressaltou o desenhista.

Duas unidades de ensino do DF levaram estudantes para conferir de perto o lançamento da medida e curtir a Turma da Mônica, com o Cebolinha, Cascão, Magali e a própria dona do coelho Sansão. Clara Teixeira, de 10 anos, adorou a oportunidade de ver os personagens das revistinhas em quadrinhos e está ansiosa para que o projeto comece. “Eu gostei demais. Realizei um sonho porque sempre quis conhecer o Mauricio de Sousa. E vai ser muito bom para as crianças aprenderem a controlar o dinheiro”, revelou a estudantes do 4º ano da EC 18 de Taguatinga.

A previsão é de que o piloto comece no início do primeiro semestre de 2020 em 150 escolas públicas do DF, com participação de 1,5 mil estudantes.

Revistinhas

Em Busca do Tesouro é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceira com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No projeto, as escolas são o canal utilizado para atingir o público-alvo, que são as crianças. Já a Turma da Mônica, por meio de revistas e tirinhas, é responsável por levar o conteúdo aos estudantes.

Guilherme Marinho, Ascom/SEEDF