Desfile cultural mostra relação do povo baiano com o Rio Paraguaçu

Bahia

23.05.2019

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, promoveu, nesta quinta-feira (23), um desfile cultural sobre o Terno da Anunciação e outras manifestações culturais do Recôncavo e da Chapada Diamantina. A atividade faz parte da Mostra Rio Paraguaçu: um banho de história, cultura e arte da Chapada Diamantina ao Recôncavo”. 

A mostra, que foi realizada durante toda a semana na Escola Parque, reuniu mais de 40 peças, telas e cerâmicas confeccionadas pelos estudantes e o desfile marcou a culminância. O projeto mostrou a relação do rio com as duas regiões cortadas por ele, na perspectiva de valorizar a vida, as tradições e a cultura dos locais por onde o rio passa. 

O Paraguaçu é o maior rio genuinamente baiano, com 600 km de extensão. Da Chapada, onde nasce, até o Recôncavo, onde desemboca na Baia de Todos os Santos, ele é margeado por uma rica cultura, expressa de várias formas, seja por meio da música, a exemplo do samba-de-roda, seja por meio da culinária, com destaque para a maniçoba feira com as folhas da mandioca; ou pela forte religiosidade, que vai do Terno de Reis até a Irmandade da Boa Morte.

A professora Lucielma Andrade contou que o trabalho foi tema da segunda unidade e buscou valorizar a cultura baiana. “Este é o resultado do trabalho desenvolvido pelos estudantes sobre características culturais destas duas regiões, pois o Rio Paraguaçu nasce na Chapada e desemboca no Recôncavo. Nas atividades, os alunos puderam trabalhar diversas expressões artísticas, mostrando seus talentos em várias áreas”, disse.