Pernambuco
18.11.2019Através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, Pernambuco enviou, na madrugada desta segunda-feira (18), uma delegação composta por 57 pessoas rumo a São Paulo. Na capital paulista, os pernambucanos disputarão as Paralimpíadas Escolares, maior competição deste segmento no País. Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (COB), o evento acontece no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro entre os dias 19 e 23 de novembro.
Estarão representando as cores de Pernambuco os campeões com idade escolar da fase estadual dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco, realizada no mês de agosto, e que classificou competidores do Estado na bocha, goalball, atletismo, natação, tênis de mesa e, pela primeira vez, no parabadminton.
"O esporte me ajudou a superar e perceber que as limitações não mudavam nada na minha vida e que eu posso ser normal como todo mundo. Estou muito feliz e, mesmo já tendo participado muitas vezes, encaro cada uma como se fosse a primeira vez. Espero me divertir, pois estando lá já sou uma vencedora, a medalha é só uma consequência", comemorou Raiane da Silva, de 16 anos. Natural de Gravatá, ela participa pela quinta vez da competição, sendo medalhista de bronze e ouro no tênis de mesa nos anos de 2017 e 2018, respectivamente.
Quem está na maior expectativa é Erik da Silva. Morador do Cabo, aos 14 anos, ele participa pela primeira vez da competição. "Vou com foco na medalha, mas só de participar já será uma experiência única, de muito aprendizado. O esporte mudou a minha vida desde o primeiro dia que comecei a participar", arrematou o aluno-atleta, que leva o parabadminton pernambucano pela primeira vez para a disputa.
A competição tem como objetivo principal estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual de todas as escolas do território nacional em atividades esportivas. Participam do certame estudantes com idade entre 12 e 17 anos.