Delegação do Tocantins participa da IV Conferência Nacional de Educação

Tocantins

28.11.2022

Cerca de 50 representantes do poder público, da sociedade civil organizada e profissionais da educação do Tocantins participam da IV Conferência Nacional de Educação (Conae), de 29 de novembro a 1º de dezembro. As atividades da conferência serão realizadas on-line, já a abertura, nesta terça-feira, 29, será presencial, em Brasília, às 8h, com representação das equipes de sistematização das propostas dos estados. 

Realizada a cada quatro anos, esta edição tem como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. A Conferência tem como principal objetivo debater as políticas públicas de promoção e fortalecimento da educação brasileira e avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente e subsidiar a sua elaboração para o decênio de 2024-2034. 

A delegação tocantinense é composta por 15 representantes de colegiados estaduais, 23 de entidades representativas de movimento de afirmação de diversidade, 11 delegados eleitos na Etapa Estadual, três representantes do Fórum Estadual de Educação e um representante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e de órgãos de controle.

Os representantes do Tocantins terão direito a voz e voto durante as plenárias da Conferência, contribuindo com as propostas apresentadas pelo Documento Base que norteará o novo Plano Nacional de Educação.

A programação da Conferência está dividida em três eixos: A avaliação das diretrizes e metas do Plano Nacional da Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034; Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação e Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE): Avaliação da Legislação inerente e do modelo em construção. 

Coordenadora dos trabalhos de sistematização das propostas dos estados, a professora Sandra Franklin destacou que a Conae representa um importante espaço democrático de debates educacionais do país. “Participar e contribuir com esse momento histórico da educação brasileira, sobretudo por se tratar de temáticas que envolvem as participações sociais e democráticas no âmbito da política educacional e que nortearão o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos, de fato é uma experiência enriquecedora", destacou.

Delegados

Os delegados que representarão o Tocantins na Etapa Nacional são: Ricardo Pereira de Oliveira, Robson Vila Nova Lopes, Antônia Rita Costa, Sebastião Mendes de Sousa, Marcirene S. Pereira Alencar, Maria Santana Alves, Elias Nascimento, Luciene Alves Pereira, Aline Fagner de Carvalho, Joana D'Arc Alves dos Santos e Lucinalva Ferreira. 

A Conferência contará com a participação de cerca de 1493 delegados cadastrados de todo o país, sendo 759 eleitos em etapas estaduais da Conferência, 298 representantes dos colegiados estaduais e 431 de entidades representativas de movimento de afirmação de diversidade, que terão direito de voz e voto nas plenárias de eixos e plenária final, de acordo com o Documento Referência.

Dicom Seduc/Governo do Tocantins 

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges