Delegação do Pará conquista 3º lugar geral nas Paralimpiadas Escolares 2022

Pará

30.11.2022

Os paratletas estudantis do Pará levaram o nome do Estado ao pódio das “Paralimpíadas Escolares 2022”, evento encerrado na última sexta-feira (25). A delegação, formada por alunos e professores de 30 municípios, conquistou o 3° lugar geral, somando 304 pontos. O resultado foi divulgado no início da noite pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), onde ocorreram as provas desde 22 de novembro. São Paulo conquistou o 1º lugar, e Santa Catarina ficou em 2º. A delegação paraense encerrou a competição com 47 medalhas de ouro, 38 de prata e 35 de bronze.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), reconhece a importância do esporte na formação do cidadão. Com investimentos no setor, o Estado vem se destacando em eventos esportivos nos últimos anos. Na etapa classificatória dos jogos nacionais, em agosto deste ano o Pará ficou em primeiro lugar na etapa Regional Norte e Nordeste, na cidade de Natal (RN). Foram mais de 150 medalhas conquistadas nas provas de atletismo, natação e bocha.

Êxito - Nas Paralimpíadas, os paraenses ganharam 120 medalhas em modalidades como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Com 17 anos e habilidade na natação, o paratleta Alessandro Ferreira conquistou cinco medalhas na competição, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. “Eu estou muito feliz pela conquista. O treino foi intenso, mas valeu muito a pena. Vou oferecer essas medalhas para minha família e meus técnicos. Foi meu último ano nas Paralimpíadas Escolares, mas saio com muito orgulho”, disse o aluno da Escola Estadual Zacarias de Assunção.

O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Este ano, as competições ocorreram entre os dias 23 e 25 de novembro (quarta a sexta-feira), reunindo cerca de 1.300 atletas, oriundos de 26 das 27 unidades federativas. Só o Piauí não participou.

Trabalho pela inclusão - O chefe da delegação paraense e coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL), Marcley Lima, destacou a importância do desempenho dos paraenses. “Esse é o resultado de um trabalho intenso do governo do Estado em busca da inclusão por meio do esporte e da educação. Seguimos firmes, e agora é focar na etapa regional, que será realizada na nossa casa, Belém”, anunciou.

Luciano Moraes, paratleta de atletismo, terminou o evento com três medalhas de ouro. Literalmente, ele correu atrás do resultado. “Essa conquista eu agradeço ao meu professor Arionaldo. Encerro uma competição já me preparando para a próxima. Em fevereiro vou representar o Brasil na seleção brasileira paralímpica. Durante três vezes fui recordista nacional em salto em distância, de 250 metros e 75 metros”, contou.

E no próximo ano o Pará continuará em destaque. Em agosto de 2023, Belém será a sede Norte e Nordeste das Paralimpíadas Escolares 2023, anunciou o Comitê Paralímpico Brasileiro na última terça-feira (22), em São Paulo.

Texto: Evaldo Júnior / Ascom Seduc