Definidos os vencedores da etapa estadual de Santa Catarina do Prêmio Referência em Gestão Escolar

Santa Catarina

18.10.2017

Criado para estimular o desenvolvimento da gestão democrática comprometida com o sucesso escolar, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar concluiu nesse mês sua etapa estadual selecionando alguns dos melhores planos escolares de cada um dos estados da federação. Em Santa Catarina cinco escolas foram selecionadas, sendo uma delas escolhida para participar da próxima etapa do concurso. 

Localizada no município de Ituporanga, a escola vencedora da etapa estadual do prêmio foi a EEF Mont Alvern. A unidade, que atende mais de 600 alunos entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental, foi escolhida entre as quase 200 unidades inscritas, principalmente por sua atuação em conjunto com a comunidade, que participa ativamente em todas as tomadas de decisão da unidade. 

Atuando como diretora da unidade desde 2015, Viviane Rosa Bennert destacou que uma equipe unida de técnicos e professores foi o que tornou possível este trabalho de atenção e interação com a comunidade. “Se eu puder atribuir o bom desempenho da nossa instituição a apenas um fator eu escolheria o trabalho em equipe. Independente do dia, do horário ou do tipo de trabalho, toda nossa equipe trabalha empenhada no sucesso da nossa escola e no bem estar dos nossos alunos”, destacou. 

Entre alguns dos destaques da instituição estão a Gestão Pedagógica Participativa, que trata da atuação comunitária no planejamento das ações da escola, envolvendo assim pais e responsáveis não somente na resolução de problemas relacionados à aprendizagem ou indisciplina, mas também no cotidiano da instituição;  a revitalização da biblioteca da escola que conta agora com um Cantinho da Leitura, iniciativa que busca tornar cada vez mais agradável o habito da leitura para estudantes de todas as idades; Avaliação Institucional, realizada pela escola para verificarem como os pais e comunidade escolar estão percebendo a escola, entre outros. 

Esta foi etapa estadual do programa. A próxima fase do prêmio será regional, onde a escola vencedora de Santa Catarina irá concorrer com a melhor colocada de Paraná e do Rio Grande do Sul, seguindo então para etapa nacional. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.

Confira as escolas finalistas de Santa Catarina

EEF Mont Alverne, Ituporanga, Referência de Gestão em SC. (vencedora)

Destaques: EEB São José - São Joaquim

  EEB Visconde do Rio Branco - Imbituba

  EEB Sete de Setembro - Águas Frias

  CEI Profª Alzelir Terezinha Gonçalves Pacheco - Joinville

O Prêmio

Implantado em 1998, o Prêmio busca privilegiar a ação coletiva, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar da rede pública de ensino e o compromisso com uma aprendizagem de qualidade. A característica principal do Prêmio é estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-valiação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua da escola.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011 tornou-se bianual. Em mais de duas décadas, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.