De forma inédita, Governo de Sergipe homenageia escolas Destaques no Ideb 2019

Sergipe

08.10.2020

Cem escolas públicas de Sergipe que obtiveram bons índices no Ideb 2019 ou que figuraram com bom crescimento receberam nesta quinta-feira, 8, um certificado do Governo de Sergipe em reconhecimento à dedicação e aos esforços dos alunos, professores, gestores e diretores. O evento "Destaques no Ideb" aconteceu de forma inédita, com transmissão via canal do YouTube da Educação Sergipe.

Foram citados todos os certificado que serão entregues às escolas de forma impressa. Também serão certificadas como Menção Honrosa todas as escolas que participaram do processo do Ideb 2019.

O secretário da Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho, presente ao evento, lembrou que desde 2015 o Estado mantém uma trajetória ininterrupta de melhoria dos seus indicadores de qualidade de ensino no conjunto das redes públicas e estadual. Ele salientou que no Ideb 2019 houve dois grupos de escolas que chamaram a atenção: as que obtiveram índices elevados e as que registram uma curva de crescimento, mesmo não figurando nas primeiras colocações. 

As escolas com índices elevados, inclusive com dados que superaram os índices nacionais, segundo Josué Modesto, ilustram que é possível atingir a excelência. “Nos orgulham, nos inspiram e dão confiança à família e à sociedade sobre o trabalho desempenhando pelos professores, equipes dirigentes e equipes de apoio. Precisamos transformar o êxito dessas escolas em faróis a iluminar nossa trajetória”, destacou. 

Quanto às escolas que mais avançaram no indicador de qualidade e que também foram certificadas, o secretário destacou que “iniciar a trajetória de melhoria é condição indispensável e elas são profundamente inspiradoras para todos”. 

Josué Modesto disse ainda que em nome do governador Belivaldo Chagas, muitas ações e projetos estão sendo postos em prática, no sentido de “alargar e pavimentar a trilha de desenvolvimento da aprendizagem”, a exemplo do Sistema Estadual de Avaliação Básica (Saeb), do Programa Alfabetizar pra Valer, do programa Sergipe na Idade Certa, do ICMS Social, do Regime de Colaboração com os Municípios e investimentos com infraestrutura. “Boa parte ainda não teve um processo de maturação. No devido tempo colheremos os bons frutos”, avaliou. 

Homenagens

A transmissão protagonizada pela diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE), Joniely Cruz, contou com a participação online das unidades escolares e do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima; do presidente do Conselho Estadual de Educação, João Bosco Argolo Delfino; da presidente em exercício da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime/SE), Maria Cecília Tavares Leite;  do superintendente executivo da Seduc, José Ricardo de Santana; e da diretora da DRE 2, Daniela Santos Silva, representando todos os diretores regionais.

Também estiveram presentes a diretora do Colégio Estadual Caldas Júnior, de Neópolis, Maria Cristina Guedes; da escola municipal Manuel Joaquim de Oliveira, de Itabaianinha, Maria Walda dos Santos Dantas; e das alunas das redes municipal e estadual, Ana Luiza Prata e Maria Elisa Santos Silva, representado todos os alunos.

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE), Joniely Cruz, enfatizou que as evidências educacionais traduzidas pelo Ideb possibilitam conhecer os diferentes contextos das instituições de ensino do país. “A partir destes dados, as Redes e as escolas têm uma melhor visão a respeito das lacunas no ensino e, assim, podem tomar as medidas necessárias para melhorar a qualidade da educação”.

O superintendente da Educação, professor José Ricardo de Santana, mostrou que o desafio é se apropriar dessas expertises das escolas que obtiveram bom desempenho, realizar um intercâmbio entre as escolas e continuar a melhora dos resultados. 

A diretora Maria Walda dos Santos Dantas, da escola municipal Manuel Joaquim de Oliveira, de Itabaianinha, no ato representando os diretores municipais dos Anos Iniciais, ressaltou a coletividade como um ponto forte, quando todos trabalham no mesmo caminho, preparados e motivados. “É preciso agradecer as nossas equipes, aos professores, aos alunos e à família. Graças ao empenho de todos, o Ideb vem crescendo. Nós sabemos que o Ideb não se constrói em apenas um ano”, disse. 

A aluna Ana Luiza Prata de Souza, por nove anos estudante da escola estadual Carvalho Déda, destacou o reconhecimento das escolares públicas e mostrou que os dados do Ideb deixam evidente que as chances são para todos de todos.