Governo de Sergipe divulga resultados do Idese

Sergipe

13.06.2022

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), informa que está disponível no Portal Seduc, o resultado do Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese). O indicador sinaliza, de forma sintética, a qualidade da educação pública, medida a partir do desempenho dos estudantes nos anos/séries avaliados. 

Em outubro de 2021, os estudantes de 2º , 5º , 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio foram avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, durante a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) nas redes públicas de ensino estadual e municipais. O resultado dessa avaliação e as informações do fluxo escolar, prestadas pelo Censo Escolar no final do mês de maio deste ano, formaram o Idese. Exclusivamente no 2º ano do Ensino Fundamental foi aplicado apenas o instrumental de Língua Portuguesa. 

O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, lembra que é a primeira vez que o Estado de Sergipe realiza uma avaliação subnacional, externa, em larga escala, obtendo assim a aferição dos níveis de alfabetização e de aprendizagem dos estudantes sergipanos. Portanto, a partir deste ano, de forma inédita, o Estado de Sergipe terá anualmente um indicador pedagógico como o Idese para mapear a qualidade do ensino e, sobretudo, calibrar e nortear o planejamento da Rede Pública de Ensino de Sergipe. 

“Com o cálculo do Idese, a nossa intenção é obter resultados que sirvam de subsídios ao planejamento das intervenções pedagógicas das escolas, formação continuada de professores e de dirigentes de redes e de escolas, análise dos fatores que interferem na aprendizagem dos alunos, sobretudo em um momento após dois anos de pandemia da covid-19. O nosso olhar estará voltado para a construção de programas de melhoria da qualidade de ensino nas redes municipais e rede estadual e, finalmente, fortalecimento do regime de colaboração entre o estado e os municípios”, relatou Josué Modesto. 

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE), Joniely Cruz, explica que “os resultados do Idese são calculados por escola, município, estado e redes públicas (estadual e municipais), porém a divulgação está vinculada à participação dos estudantes no Saese. As redes e as escolas devem alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica, referente ao ano de realização do Saese. Exclusivamente para a divulgação do Idese 2021, devido à excepcionalidade de saúde pública, em decorrência da pandemia de covid-19, o percentual mínimo de estudantes foi de 50%”.

Acesse: https://bit.ly/3NNkVTz