De forma dinâmica e divertida, videoaulas do programa ExpertTEEN reforçam conteúdos de Matemática e Português para o Saeb

Projeto

26.09.2019

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), lançou nesta terça-feira (24/7), as videoaulas do programa ExpertTEEN, que traz conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa direcionados aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

O lançamento foi realizado no salão de eventos da Escola Centro de Orientação e Valorização do Adolescente e Mulher (Ecovam), no Jardim Olímpio, em Aparecida de Goiânia, e contou com a participação de cerca de 180 estudantes do Ecovam.

“Temos aqui reunidas duas turmas de 5º ano e três turmas de 9º ano”, afirmou a professora Giselle Pereira Campos Faria, superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc. Segundo ela, logo após a apresentação das videoaulas, todo o material foi disponibilizado para livre acesso no site, no Youtube e nas redes sociais da Seduc Goiás.

Ao todo serão 11 videoaulas com conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa preparados por professores da rede estadual de educação. A proposta da Seduc é reforçar, a partir de uma linguagem lúdica e dinâmica, os conhecimentos dos alunos que vão participar das provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O Saeb avalia a qualidade da educação básica brasileira e, além de averiguar a aprendizagem nas séries finais de cada ciclo, os dados coletados nos questionários e testes servem como subsídio para a criação e adequação de políticas públicas.

Aulas interativas

As videoaulas são apresentadas por Carla Lisboa e contam com a interação de um boneco. Os conteúdos de Matemática são preparados e apresentados pelo professor Brunno Antonelle e os de Língua Portuguesa pelas professoras Laís Toledo e Carlete Fátima da Silva Victor.

Durante o lançamento, a professora Carlete Fátima destacou a importância da leitura para uma boa formação intelectual dos alunos. “A leitura de textos faz a conexão com o mundo e nos permite conhecer lugares extraordinários e diferentes culturas. A leitura transforma a vida das pessoas porque nos leva a outro patamar de conhecimentos”.

Gisele Pereira Faria Campos comenta que as videoaulas foram especialmente pensadas para atender os alunos da atualidade, que são íntimos da tecnologia. “Eles têm acesso às redes sociais e estão sempre assistindo diferentes conteúdos. E foi pensando no interesse desses alunos pela tecnologia que nós adaptamos o trabalho pedagógico para essa linguagem”.

Projeto piloto

O programa ExpertTEEN começou a ser desenvolvido no mês de agosto, quando a Seduc Goiás passou a promover aulões semanais com linguagem dinâmica e divertida em diversas escolas de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. Mas apesar dos aulões terem começado nas escolas de Goiânia e Aparecida de Goiânia, em uma versão piloto do projeto, a intenção da Seduc é expandir o programa para as 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs).