Dada a largada das Paralimpíadas Escolares 2022, o Tocantins compete em três modalidades

Tocantins

23.11.2022

As competições das Paralimpíadas Escolares 2022 terão início nesta quarta-feira, 23, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo (SP). Nesta edição, a delegação do Tocantins conta com 58 integrantes, entre atletas e equipe técnica. A cerimônia de abertura ocorreu nessa terça-feira, 22, e foi transmitida pelo canal do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), confira no link.

Na solenidade de abertura, o Tocantins foi representado pela diretora de desporto educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Layla Alves; pela chefe da delegação, Keilla Cristine Nunes Gonçalves; e pela estudante Aline Jordânia de Carvalho Santos, 17 anos, da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, que competirá no Atletismo. A chefe da delegação do Tocantins, Keilla Cristine Nunes Gonçalves, falou da importância da participação dos alunos no evento. "A cada edição das paralimpíadas escolares os atletas/estudantes tocantinenses ganham mais destaques com número de medalhas e recordes quebrados. Tudo isso é fruto de um trabalho diário dos nossos técnicos/professores e da Seduc.

A expectativa para esta edição é de ainda mais conquistas e histórias de superação". Feliz em estar presente em mais uma edição das Paralimpíadas Escolares, Aline Jordânia de Carvalho Santos, essa é a 3° vez que participa, foi a porta-bandeira da delegação tocantinense e convidada pelo CPB para carregar a tocha olímpica. "A cada edição o sentimento é de mais felicidade. Estou confiante em conquistar medalhas de ouro e quebrar recordes", disse. Delegação do Tocantins No maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência, o Tocantins conta 34 competidores com faixa etária de 11 a 17 anos que vão competir nas modalidades Atletismo, Natação e Tênis de Mesa. Os paratletas são de 24 unidades de ensino, entre estaduais, municipais e particulares, sendo 17 estaduais. Esta é a 9° participação do Tocantins no evento. Paralimpíadas Escolares 2022 Com 1.300 atletas com idade escolar competindo em 14 modalidades, esta será a maior edição da história das Paralimpíadas Escolares. Neste ano, o evento terá atletas oriundos de 26 das 27 unidades federativas brasileiras - a exceção é o Piauí. Antes, o recorde de participantes eram os 1.200 jovens inscritos em 2019, edição em que todos os estados e o Distrito Federal foram representados. O evento é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte. As competições prosseguem até a próxima sexta-feira, 25.

Fábio Almeida/Governo do Tocantins