Estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

Amazonas

14.06.2022

Os estudantes da Escola Estadual Karla Patrícia Barros De Azevedo, localizada na zona norte da cidade, participaram, na manhã desta quinta-feira (09/06) de uma visita guiada na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A visita faz parte das práticas do projeto “Da escola para o trabalho”, que integra o programa Educa+Amazonas, do Governo do Estado. 

Os alunos selecionados são finalistas do Ensino Médio e estão concluindo o curso Técnico em Administração. A visita aconteceu no Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), uma das áreas administrativas da pasta. A diretora do Deppe, Adriana Antonaccio, foi quem apresentou o setor para os alunos. 

“Eles estão conhecendo as atividades pedagógicas da secretaria e entendendo como eles podem auxiliar, como técnicos administrativos, dentro de um departamento pedagógico. Nosso objetivo é fazer com que esses estudantes percebam a relevância do curso técnico que estão cursando e entendam a inserção no mercado de trabalho como servidores públicos”, enfatiza a diretora.

Após a visita, o grupo foi recebido pela secretária executiva adjunta de Gestão, Rosalina Lobo, onde foram apresentados a equipe responsável por monitorar as escolas da capital e do interior, além do desempenho escolar de cada aluno, que é medido por provas que são aplicadas nas escolas.

Para o estudante Samuel Felix, a visita proporcionou a visão além da sala de aula sobre os conhecimentos aprendidos. “Eu pretendo seguir a área da administração, porque contribuiria muito para meu currículo e para as oportunidades”, pontua. 

Os estudantes também conheceram o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), onde visitaram os estúdios onde são gravadas as aulas, inclusive, as aulas que foram transmitidas durante a pandemia, do programa “Aula em Casa”. 

A estudante Sandriely de Oliveira, ficou fascinada pela vasta quantidade de povos indígenas que existem e de como se tem uma ampla logística para trabalhar e alcançar esses povos com educação de qualidade. Para Sandriely, o “Da escola para o trabalho” proporciona com clareza a visão e a experiência de trabalhar na área. “Eu pretendo seguir a área administrativa e ir mais fundo na área do ensino aos povos indigenas”, conclui.

Da Escola para o Trabalho – O projeto visa reformular a dinâmica das escolas de Tempo Integral, por meio da oferta de cursos técnicos profissionalizantes aos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da rede estadual. Desta forma, o estudante será responsável pela construção do seu Projeto de Vida e protagonismo. 

Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Seduc