Roraima comemora os resultados do Programa Ensino Médio Integrado (EMI), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD). Atualmente, 1.166 estudantes participam dos cinco cursos técnicos profissionalizantes oferecidos de forma gratuita: informática, informática para internet, manutenção e suporte para informática, hospedagem e administração.
O chefe da Divisão de Ensino Médio e Profissionalizante da SECD, Herivelton Amoras, destaca que o objetivo do programa é incluir, porque assegura dois direitos constitucionais ao cidadão: educação e trabalho. “Já temos estudantes atuando no mercado de trabalho e isso oportuniza uma autonomia financeira e intelectual aos participantes, além de favorecer o amadurecimento do ser humano em um contexto sócioeconômico”, afirma Herivelton.
No fim do ano, 266 estudantes concluem o EMI. Os cursos oferecidos em cada escola foram escolhidos pelos próprios alunos e a comunidade. Os participantes são selecionados por meio de exame de seleção classificatório. Para o próximo ano, são oferecidas mais 420 vagas, distribuídas em seis instituições de ensino da rede pública estadual.
De olho no futuro
Conrado Arouca Barbosa Vilela, de 17 anos, é estudante do curso técnico de informática para internet e está no terceiro ano da Escola Estadual Ana Libória, localizada na capital, Boa Vista. Para Conrado, o curso é uma grande oportunidade para os jovens se especializarem em uma área na qual querem trabalhar. “A experiência que estou adquirindo é muito ampla, pois o que eu aprender levarei para o meu futuro”, diz o estudante, que coloca o conhecimento teórico em prática no estágio que faz na Gerência de Tecnologia de Informática, da SECD.
O projeto
O Ensino Médio Integrado (EMI) foi implantado nas escolas de Roraima em 2008, por meio do Decreto 5154/04 do Governo Federal, que prevê a integração do Ensino Médio Regular ao Ensino Técnico. Depois de concluir o Ensino Médio Integrado, o estudante sai especializado e
pronto para atuar no mercado de trabalho.
Texto: Leandro Freitas/SECD
Foto: Ascom/SECD
Edição: Málcia Afonso/Consed