Curso preparatório para retirada de primeira CNH começa em maio para estudantes de 15 escolas

Roraima

10.04.2023

Gestores de 15 escolas estaduais receberam orientações sobre o projeto “Jovem Condutor”, que será implementado nas instituições de Ensino Médio a partir do mês de maio. O projeto do Governo do Estado é uma iniciativa realizada entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), por meio de termo de cooperação técnica.

“Neste primeiro momento será um projeto piloto atendendo escolas da capital e interior. Na organização das estratégias do projeto, a Seed vai acompanhar, orientar e fortalecer as ações contidas na proposta que inicia na próxima semana”, disse a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais, Rosilda Garcia.

O projeto, que está baseado na Resolução n° 265 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), prevê que estudantes do Ensino Médio possam fazer aulas de Educação no Trânsito (um curso preparatório) na escola.

Após a conclusão, os alunos estarão aptos para a prova teórica para retirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sem a necessidade de passar por um CFC (Centro de Formação de Condutores). Se forem aprovados, já poderão partir para a segunda fase, que é a prova prática. O quantitativo de turmas atendidas no projeto será definido por escola.

FORMAÇÃO

Antes de iniciar o atendimento diretamente aos alunos, o Detran-RR realizará uma formação para professores selecionados pela equipe gestora das escolas pilotos, que, junto com os instrutores de trânsito, atuarão na preparação dos estudantes na busca pela primeira CNH.

A formação conta com as orientações dos membros da editora responsável pelo material produzido que será distribuído aos alunos e acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril na Escola Estadual Ana Libória, no bairro Mecejana.

Alunos terão aplicativo e livros temáticos para dinamizar aulas

A partir do dia 2 de maio, os estudantes iniciam o curso que terá carga horária de 90 horas. Os estudantes receberão livros e também terão à disposição um aplicativo com aulas, testes, informação sobre legislação no trânsito e simulados.

“A ideia é que o aluno realize o processo preparatório na escola e quando completar 18 anos não precisará fazer a prova teórica. O benefício é dele, mas também de toda a sociedade. O aluno terá mais tempo para se preparar para ser um bom condutor”, enfatizou a chefe de Educação de Trânsito do Detran-RR, Andreia Nicoletti.

ESCOLAS PARTICIPANTES

15 escolas foram selecionadas para participarem como escolas piloto. Dentre elas está a Escola Estadual Cívico-Militar Fagundes Varela que será a única, no momento, que terá a proposta do projeto integrada com uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na tabela abaixo estão as escolas do projeto:

Escola

Município

01

Monteiro Lobato

Boa Vista

02

Lobo D’Almada

Boa Vista

03

Ana Libória

Boa Vista

04

Mário David Andreazza

Boa Vista

05

Major Alcides Rodrigues

Boa Vista

06

Antonio Carlos da Silva Natalino

Boa Vista

07

América Sarmento

Boa Vista

08

Maria das Dores Brasil

Boa Vista

09

Padre José Monticone

Mucajaí

10

José Vieira Sales

Caracaraí

11

Presidente Castelo Branco

Caracaraí

12

Geraldo da Silva Pinto

Alto Alegre

13

José de Alencar

Rorainópolis

14

Indígena José Marcolino

Comunidade Contão – Pacaraima

15

Fagundes Varela

Boa Vista

 

Por Layse Menezes

Fotos - ASCOM