Curso do Censo Escolar 2019 busca qualidade para dados da Educação

Santa Catarina

30.08.2019

Encerra nesta sexta, 30, o “Curso de Formação Continuada do Censo Escolar 2019: período de retificação”, promovido pela Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais, por meio da Gerência de Avaliação de Desempenho e Estatísticas. O evento tem como objetivo capacitar os profissionais envolvidos na coleta e no cadastramento das informações no Sistema Educacenso.

Na primeira semana de setembro inicia-se o período de retificação do Censo Escolar de 2019. Essa etapa é destinada a conferência e correção de eventuais erros nas informações declaradas na Matrícula Inicial, que ocorreu entre os meses de maio e julho.

Segundo o diretor de Planejamento e Políticas Educacionais, Altir Webber de Mello Neto, grande parte das informações que estão no programa de inteligência “Educação na Palma da Mão”, uma das principais ferramentas que a secretaria usa hoje para tomada de decisões, vem do censo escolar. “O censo escolar é o retrato da nossa educação, por isso, orientar os profissionais envolvidos na coleta das informações é tão importante. Não basta apenas operacionalizar o trabalho, eles precisam saber o que pode ser feito com as informações coletadas”.

Entre os temas abordados na capacitação estão: Relatórios gerenciais e de alerta que  apresentam possíveis inconsistências dos dados declarados no educacenso, cruzando informações dos diferentes formulários de coleta; Relatórios de perfil escolar que possibilita autonomia dos responsáveis nas UEs para verificação de dados de alunos, docentes e turmas; Modulo confirmação de matrícula que usa o sistema educacenso para confirmar ou desconsiderar matrículas duplicadas, sendo que, as matrículas não confirmadas serão desconsideradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Visita in loco do Censo Escolar 2019 que é uma ação recomendada pelo INEP para verificação dos dados declarados até julho. São verificados, in loco, dados de alunos por turma e infraestrutura das escolas selecionadas.

Participam do evento 21 coordenadores regionais do Censo Escolar e 43 Assistentes de Educação responsáveis pelo preenchimento nas instituições. O intuito do curso é preparar esses profissionais para que eles retornem às suas regiões e confiram detalhadamente as informações iniciais do Censo, visto que o Governo Federal, por intermédio do Inep, utiliza como base esses dados para disponibilização de recursos.

Censo Escolar

O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), que podem ser acompanhadas no Observatório do PNE. Além disso, as matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.