Curso de Paisagismo termina com criação de jardim com materiais alternativos na nova sede da Seduc

Capacitação

15.07.2019

Terminou nesta sexta-feira (12/7), o Curso Básico de Paisagismo promovido pela Gerência de Alimentação Escolar (GAE) da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás. O curso teve início na última quarta-feira (10/7) e foi ministrado das 8 às 17 horas para uma turma de servidores da Seduc.

A primeira parte foi composta por aulas teóricas, onde foram abordados temas como formação e manutenção de jardins, escolha de espécies ornamentais; preparo do solo, demarcação, limpeza e poda; composição decorativa de jardins; tipos de gramas e forrações; escolha de elementos decorativos (pedras, seixos, madeiras, luminárias), cuidados básicos nas etapas da formação do jardim, uso de materiais alternativos (pneus, canos de PVC, pallets, caixotes, troncos e telhas), entre outros.

A segunda parte do curso foi totalmente prática, com a participação da equipe do Senar Goiás e os alunos. O projeto de conclusão do curso incluiu a formação de um jardim na área ao lado onde foi implantada a horta orgânica e hidropônica no dia 1º de julho deste ano.

Praticidade

O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Joaquim Alves da Costa Júnior, da equipe do Senar Goiás. Fátima Vauldimar, gerente de Alimentação Escolar da Seduc Goiás, explica que a proposta do curso é ensinar aos servidores detalhes sobre as principais técnicas do paisagismo, além das muitas alternativas de materiais que podem ser utilizados para o embelezamento dos jardins.

Durante o curso, os alunos poderão aprender sobre temas como ornamentação, adubação do solo, uso de diferentes substratos, diversas técnicas de produção de mudas e de propagação das espécies e ainda manejo e controle de pragas.

“A nossa proposta é levar esse treinamento em jardinagem e paisagismo para todas as escolas da rede pública estadual para embelezar o ambiente das unidades educacionais e melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade”, explica ela.

Ela destaca também que o Curso Básico de Paisagismo é o segundo ministrado na nova sede da Seduc com a parceria do Senar Goiás. O primeiro foi de Horta Orgânica e Hidroponia. “Essa ideia nasceu de uma conversa entre a secretária Fátima Gavioli e o deputado federal José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG).