Curso de Implantação e Manejo Básico de Horta é realizado na Escola Estadual João Vitorino Marques

Mato Grosso do Sul

05.04.2023

A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Aral Moreira, realizou, em parceria com o SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Aral Moreira, o curso de Implantação e Manejo Básico de Horta, ministrado pelo engenheiro agrônomo do SENAR Elio Sussumo Kokehara e mobilizado pela servidora Thuany Mittanck, do Sindicato Rural de Aral Moreira.

“A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas”, afirma o diretor Djalma Santos.

O curso tem como objetivo implantar e manejar uma horta, obtendo hortaliças de qualidade para o consumo próprio reforçando uma merenda de qualidade para nossos estudantes e ainda, esclarecer aos estudantes e responsáveis sobre a importância de consumir alimentos saudáveis. Esse foi o objetivo ao solicitar o curso de Implantação e Manejo de Horta, do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

As professoras da área das ciências da natureza Lizandra Silva Lemes, Karielly Machado e o professor Coordenador de Práticas Inovadoras Leandro Laurindo Ramires, e alguns alunos do Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e Matemática da Unidade Curricular Eletiva Horta na Escola realizaram o curso com intuito de repasse dos conhecimentos adquiridos aos outros estudantes da turma através do projeto Horta na Escola que será trabalhado na Unidade Curricular Eletiva e também vai abastecer toda a comunidade escolar com verduras, legumes e frutos. Através da Horta na Escola é possível levar o aluno a consumir mais hortaliças como, também, a obter noções sobre Educação Alimentar, Ambiental e a servir-se dela como instrumento prático do processo ensino e aprendizagem.

Adersino Junior, SED

Foto: arquivo escolar.