#Currículo+: plataforma online apresenta novidades

Tecnologias na Educação

31.10.2017

Em outubro se comemora o mês dos professores, mais especificamente por conta do dia 15, que é a data escolhida para homenagear a todos os que se dedicam à essa profissão. As formas com que cada um transmite seus conhecimentos são variadas, e nos dias atuais a tecnologia tem ajudado bastante nessa tarefa. O Currículo+, por exemplo, é um forte aliado no andamento das aulas, e entender e utilizar essa ferramenta faz toda a diferença. Por conta disso, a plataforma apresenta algumas novidades.

Trata-se de um novo visual, com maior facilidade para acesso aos mais de 2 mil objetos digitais de aprendizagem e ferramentas digitais, como o “Mentimeter” que permite a elaboração de apresentações com maior interatividade, além de viabilizar a criação e a leitura de enquetes, nuvens de palavras, etc.. Tanto os objetos digitais de aprendizagem quanto as ferramentas disponíveis na plataforma são para uso em sala de aula.

Com o Currículo+, na E.E. Dep. Raul Pilla as aulas de Matemática e Inglês nunca mais foram as mesmas. Tudo começou quando as professoras Priscila Rodrigues de Souza Martins, que leciona Língua Inglesa, e Fernanda Correia Vitorino, que dá aulas de Matemática, se juntaram para a eletiva “Imagine, Crie e Compartilhe”.

A partir do Currículo+, elas juntam os alunos na frente dos computadores e os orientam para que os mesmos criem jogos e desenhos animados. Juntamente com isso, os alunos devem responder algumas perguntas sobre as matérias e também utilizar fórmulas para dar vida aos projetos.

A forma de ensinar coopera para que as aulas saiam da mesmice e não se tornem algo monótono. Segundo Antonio Vinicius Marques de Castro Silva, “ele [Currículo+] é bem dinâmico! Então ele ajuda bastante, não fica aquela coisa chata”, completa o aluno.

As professoras concordam com Antonio Vinicius. Para Priscila Martins, “o Currículo+ é extremamente importante porque dentro da plataforma nós temos inúmeras atividades que vêm a tornar as aulas cada vez mais dinâmicas, exemplificando muito melhor o uso, no meu caso da Língua Inglesa, para os alunos no seu cotidiano”, explica. E completa, ao afirmar que a plataforma é “um projeto que visa, realmente, trazer toda essa tecnologia a favor do aluno. Para que eles saibam utilizar a plataforma de uma forma mais significativa, que eles façam o uso de toda essa tecnologia em favor de sua aprendizagem”, finaliza.

Fernanda Vitorino elucida ao afirmar que “essa atividade da nossa eletiva veio para nos ajudar em sala de aula, assim, maravilhosamente, pelo fato de conseguir mostrar para o aluno o mesmo conteúdo que ele aprende em sala de aula de uma forma diferente, com uma estratégia diferente, e usando também as novas tecnologias”, diz a professora de Matemática.

Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar com o modelo de dupla produtiva. Fernanda Vitorino evidencia que “às vezes o aluno tem dificuldade na Matemática, mas tem facilidade em trabalhar com aquela tecnologia. Então, na hora que a gente faz essa dupla produtiva eles vão trabalhar juntos, vão discutir, vão trocar ideias sobre isso. E, nessa união, por ele se sentir no mesmo nível que o outro, ele acaba se destacando e se revelando, e indo muito melhor do que iria na sala de aula com giz e caderno”, esclarece.