A Câmara de Educação Básica - CEB, do Conselho Nacional de Educação - CNE, realizou na manhã desta quarta-feira (4), mesa ampliada para discutir sobre o tema "Um currículo para a democratização do conhecimento", na sede do CNE, em Brasília. A mesa foi convocada com o objetivo de aprofundar temas discutidos no Seminário Internacional Educação Básica: Conhecimento e Currículo, realizado em julho de 2013.
A mesa teve como palestrante a professora Petrolina Beatriz Gonçalves e Silva, que tratou do encaminhamento e da implementação das ideias desenvolvidas na prática da escola e das expectativas de resultados, consideradas as desigualdades e diversidades. Ao falar sobre o assunto, Petrolina afirmou que ao considerar as diversidades dentro de sala de aula "precisamos entender que não existe ninguém igual a ninguém". Petrolina aponta que "as pessoas têm tempo e ritmos diferentes e isso deve ser levado em conta na hora de transmitir conhecimento" completou.
A secretária de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Almeida, representou o Consed como convidada. A secretária disse que, em nome da presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa, o espaço de reuniões ordinárias do Consed está aberto ao CNE para que se faça a discussão sobre a democratização do conhecimento pelo currículo. Ela ressaltou que o Consed precisa participar da construção da normatização da Educação Brasileira, com vistas a assegurar o compromisso número cinco, do CNE. Veja os compromissos aqui.
O Presidente da Câmara de Educação Básica, Raimundo Moacir Mendes Feitosa, sugeriu que se faça uma reunião dos conselheiros do CNE com a presidência do Consed para discutir uma possível pauta conjunta para a próxima reunião do Consed, que será realizada em agosto.