Cultura paraense é destaque na II Cantata de Natal Seduc

Pará

26.12.2022

Pelo segundo ano consecutivo, as centenárias instalações do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), em Belém, receberam um verdadeiro espetáculo de cores, luzes e sons: a Cantata de Natal da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Do início ao fim, a programação cultural emocionou o público com um repertório de clássicos natalinos e ritmos paraenses.

Para cerca de 150 alunos da rede pública estadual de ensino a noite desta sexta-feira (23) foi marcante. Mais uma vez eles foram os grandes protagonistas do espetáculo, que teve como tema “Um menino nasce em Belém... do Pará”. Nem mesmo os imprevistos causados pela chuva, típica nesta época do ano, afastaram o público, que se manteve firme e atento durante toda a performance, vibrando a cada apresentação.

Desta edição participaram alunos das escolas estaduais Casa da Criança Santa Inês, Santo Agostinho e Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, além de crianças atendidas pelo Projeto Social Tia Anízia. O “Coral Madregal”, que faz ensaios semanais nas dependências do IEEP, também abrilhantou o evento.

Emoção - Feliz ao assistir à apresentação do filho Miquéias, Sara Santos contou que foi “a primeira vez que ele participa de algo dessa magnitude. Percebi que gostou bastante da ideia, e de toda a preparação. Já estou segurando a emoção, e fico extremamente satisfeita por ver a evolução do meu filho desde que começou a estudar no CREI Prof. Orlando Bitar”.

Para Silvana Bullem, “o espetáculo foi muito emocionante. Agradeço ao governo do Estado, por meio da Seduc, por ter proporcionado às crianças a oportunidade de se apresentarem neste local tão representativo para nossa cidade. Minha pequena estava bastante empolgada. Ensaiou bastante em casa. Não posso deixar de parabenizar o CREI Prof. Orlando Bitar, que tem sido muito importante para que as mães resgatem sua autonomia financeira, já que agora temos um espaço adequado para deixar nossos filhos enquanto trabalhamos”.

Ensaios - No decorrer dos últimos dias, a organização do espetáculo foi intensificada. Uma das responsáveis pelo preparo vocal dos alunos foi a professora de Música Tereza Mônica Cruz, que ressaltou a importância de ações desta natureza para o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes envolvidos.

“Tive a grata felicidade de reger as crianças do CREI Prof. Orlando Bitar nesta performance. Durante toda a preparação, os pequeninos ficaram muito alegres. O diferencial do nosso grupo, além da idade que varia de 4 a 5 anos, é que a gente preparou as crianças para memorizarem as canções, com vocabulários novos e diferentes, como a música ‘Natal Paraense’, de Salomão Habib. A letra dela possui diversas palavras do linguajar paraense, e a gente optou por fazer essa brincadeira para que as crianças pudessem compreendê-las melhor, de forma lúdica e divertida”, explicou a educadora.

Celebração - A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que “o Natal mescla as emoções. É um período muito diferente do ano, e a gente está pela segunda vez trazendo este prédio histórico à cena cultural de Belém para celebrar o Natal. Nossos alunos se apresentaram numa grande movimentação artística, seja através dos nossos corais, trazendo a alegria da infância, o sentimento do Natal em forma de música, e também a convite nosso alguns dos corais mais famosos marcaram presença conosco”.

A titular da Seduc ressaltou ainda que as centenárias janelas do IEEP foram abertas novamente para celebrar a magia do Natal. “Por fim, gostaria de desejar a todos os profissionais da educação, aos nossos alunos e seus familiares em todo o Pará, um Feliz Natal, um Próspero Ano-Novo, e que a boa energia dessas crianças nos envolva e possa contagiar todos nós”, disse a secretária.

Empenho e êxito - Segundo a coordenação do evento, mais de 3 toneladas de equipamentos sonoros e de iluminação cênica foram utilizados no espetáculo, para que tudo ocorresse conforme o planejado. Cerca de 80 profissionais atuaram nos bastidores para garantira que a II Cantata de Natal Seduc fosse novamente um sucesso. 

O evento exaltou a história do Pará, em um exemplo concreto do poder transformador da educação. Durante quase duas horas, os alunos da rede pública estadual apresentaram cânticos e histórias diretamente das sacadas do prédio totalmente revitalizado pelo Governo do Pará. A iniciativa incentivou a linguagem do teatro, das artes e da musicalização, associada aos conceitos de sustentabilidade e valorização da identidade e regionalidade amazônica.

 

Texto: Vinícius Leal / Ascom Seduc

Foto: Rodrigo Pinheiro / Agência Pará