Mato Grosso do Sul
14.07.2025Os estudantes da Escola Estadual Vespasiano Martins, localizada no município de Campo Grande–MS, participaram de uma série de visitas ao Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), realizadas nos dias 23, 25 e 27 de junho.
Implementado em Mato Grosso do Sul como parte de uma política nacional voltada à inovação na educação básica, o LabCrie vem se consolidando como um espaço estratégico de apoio à formação docente e ao desenvolvimento de projetos pedagógicos com estudantes da rede pública. O ambiente promove a cultura maker e estimula práticas educativas que fortalecem a autonomia, o protagonismo estudantil e a criatividade no processo de aprendizagem.
Robótica em Ação
A atividade foi uma ação pedagógica articulada pela professora coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI) Stephanie e pelos supervisores da Educação Profissional Giuliano Borges e Kassia Do Vale, em parceria com os professores do curso de Inteligência Artificial, Kallil, Leandro Vigo e Mônica Custódio. A atividade integrou o projeto desenvolvido na escola, “Robótica em Ação”, que é voltado à aplicação prática do Itinerário Formativo por meio da Cultura Maker.
Durante três dias, três turmas, do 1º e 2º ano do Ensino Médio Profissional, do curso de Inteligência Artificial, vivenciaram uma aula dinâmica que envolveu acolhida, apresentação do espaço, demonstração de projetos, montagem de robôs em grupo e socialização dos resultados.
A proposta teve como foco despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de robótica, automação e inteligência artificial, estimulando o pensamento lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo juvenil.
A ação foi viabilizada em parceria com a COTED (Coordenadoria de Tecnologia Educacional), “demonstrando a importância de fortalecer os vínculos entre as escolas e os espaços de inovação tecnológica da rede pública, ampliando as possibilidades de engajamento dos estudantes e contribuindo para a construção de trajetórias formativas conectadas com os desafios e demandas do século XXI”, finaliza diretor Leossandro Carlos Adamiski.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar