Cultura do hip hop é inserida em escola através de disciplina eletiva

Secretaria de Estado da Educação do ES

27.05.2019

Os estudantes da Escola de Tempo Integral Ewerton Montenegro Guimarães, de Viana, tiveram a oportunidade para trocar ideias com o artista plástico Marcelo Alencar sobre a cultura do hip hop e a transformação que o movimento pode representar na vida dos jovens.

O artista foi convidado pelo professor de ‘Projeto de Vida’, Edires Matos. “O artista fez parte da origem do movimento em São Paulo e conheceu algumas pessoas que utilizam o grafite e o rap, e hoje fazem muito sucesso no cenário nacional e internacional”, destacou Matos.

Na escola, já há um grupo de estudantes que utiliza o hip hop nos momentos de intervalos, fazendo campeonatos de batalhas freestyle. “Nesse dia, o grafiteiro Marcelo Alencar produziu uma arte em grafite, em um dos espaços da escola, enquanto acontecia simultaneamente a performance dos alunos”, disse o professor.

O aluno Patrick Machado, estudante da 3ª série do Ensino Médio, mais conhecido como Mc PK -  um dos organizadores da Batalha da União, no bairro de Vila Bethânia, e também na escola, disse que “nesses eventos é possível motivar a juventude a desviar dos caminhos das drogas e delitos”.

Segundo o professor Matos, “o artista ficou muito agradecido pelo convite de participar do evento na escola e poder conversar com os alunos, motivando-os a se envolverem mais com escola, trazendo aos alunos, informação, trocas de valores, e com a junção dos quatro elementos do hip hop (DJ, Mc, Grafite e dança), mostrar que o hip hop pode salvar vidas. ”

Texto: Soraia Camata