Piaui
16.10.2023A cultura digital fará parte da rotina dos mais de 500 estudantes que comemoraram nesta segunda-feira (16) a reforma, ampliação, modernização e climatização da Unidade Escolar Benjamin Baptista, localizada no Centro Norte de Teresina. A solenidade de inauguração dos novos espaços teve a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e demais autoridades.
O investimento total de R$ 3.462.995,63 (três milhões e quatrocentos e sessenta e dois mil e novecentos e noventa e cinco reais e sessenta e três centavos) na modernização e aquisição de equipamentos beneficia cerca de 564 estudantes atendidos no Ensino Médio e do curso técnico de Marketing Digital.
A obra de reforma geral do prédio contemplou a modernização e revestimento de 14 salas de aula (sendo 01 Sala de Mediação Tecnológica), biblioteca, auditório, laboratório de informática e cultura maker, laboratório de ciências, cozinha/cantina, pátio coberto, quadra poliesportiva, área administrativa e banheiros.
Uma das novidades do espaço escolar disponível aos estudantes é o laboratório de cultura digital, que abriga o laboratório de informática, o projeto de robótica e cultura maker e o curso de Marketing Digital. Na visita, o governador Rafael Fonteles recebeu dos estudantes um protótipo robô produzido na escola.
“Investimos mais de 3 milhões na reforma, ampliação e modernização da escola Benjamin Baptista que tem um diferencial, o laboratório de inovação e criatividade. Este espaço chama a atenção dos alunos por contar com uma impressora 3D, incentivo à cultura maker, ou seja, um laboratório moderno para que os nossos alunos tenham uma experiência completa com a tecnologia”, destacou o governador Rafael Fonteles.
Em sua fala, o secretário Washington Bandeira anunciou que em 2024 os estudantes da U.E. Benjamin Baptista terão a oferta de ensino em Tempo Integral.
"Este é um modelo que iremos levar para todas as escolas do Piaui. O laboratório é uma iniciativa excelente presente na escola, que auxilia o ensino de física, matemática, ciências e da robótica de forma lúdica, desenvolvendo diversas habilidades para ser ampliado a diversas escolas nesse processo de transformação de tempo integral. A Unidade Escolar Benjamin Baptista está sendo preparada no sentido estrutural e pedagógico também para que ela se torne neste próximo ano letivo uma escola de tempo integral”, informou o secretário Washington Bandeira.
Caio Rodrigo cursa a 2ª série do Ensino Médio e o curso de Marketing Digital comentou sua experiência de estudos com a robótica na escola. “É uma experiência legal ter na escola um espaço que nos estimula a produzir novos materiais e trabalhar com o marketing, que hoje é tão importante para abrir oportunidades de trabalho”, disse o estudante.
"A experiência é muito boa para ter várias ideias. Temos as aulas pela manhã e a oportunidade de trabalhar nos projetos pelo turno da tarde sobre a cultura digita e no laboratório com a cultura maker e robótica", acrescenta o estudante.